O segredo para acabar com a insistente gordurinha que salta quando você veste o sutiã está na combinação de uma dieta balanceada, controle hormonal e exercícios aeróbicos e de resistência muscular.
“Aulas de aeróbica e musculação para região das costas e peitoral são boas apostas para quem quer definir a região”, diz Gabriela Maia, professora da Bio Ritmo Academia, em São Paulo.
Descobrimos os melhores exercícios e alguns cuidados que você deve ter para acabar de uma vez com o problema!
Exercícios que detonam a gordura localizada
Aposte em modalidades que, juntas, fazem com que o gasto calórico seja maior. Pode ser uma combinação de 20 minutos de aeróbico – como remo, esteira ou transport – e, logo após, um treino de musculação específico para os músculos peitorais e dorsais como:
Crucifixo reto: deitada no chão, comece o exercício com o braço estendido à frente do corpo, segurando um par de pesos. Abra os braços lentamente, levando os pesos em direção ao chão, e volte à posição inicial. Faça 3 séries de 15 repetições.
Flexão de braços: em posição de quatro apoios, com joelhos apoiados no chão e braços estendidos ao lado do peitoral, faça o movimento de descer e subir o corpo, com o cotovelo formando um ângulo de 90 graus. Faça 3 séries de 15 repetições.
Remada com peso: apoie uma mão no encosto de uma cadeira e com a outra segure um pesinho. Estenda o braço em direção ao chão e suba, flexionando o cotovelo, com a mão passando bem rente ao tronco. Lembre-se de manter o cotovelo fechado. Faça 3 séries de 15 repetições.
Problema genético
As famosas dobrinhas nas costas – acima ou abaixo do sutiã – e o acúmulo de gordura nas diferentes partes do corpo podem ser resultado de herança genética, má alimentação e também estar ligado a fatores hormonais. Por isso, para monitorar sua saúde de forma geral, é importante fazer o controle dos índices de estrogênios e de progesterona. No período da puberdade, gravidez e menopausa você pode fazer o controle por meio de exames de sangue.