Continua após publicidade

As 14 dúvidas de fitness mais buscadas no google. A gente responde!

Para matar a curiosidade de qualquer uma com 100% de confiabilidade!

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 21 out 2024, 19h27 - Publicado em 24 abr 2016, 13h00

1. O que são exercícios anaeróbicos?
São aqueles que não utilizam oxigênio no seu processo metabólico, e sim o carboidrato do músculo como fonte de energia. É o caso de exercícios de curta duração e alta intensidade: corrida de 100 metros, provas de natação, levantamento de peso e ginástica olímpica. O objetivo é desenvolver força ou acelerar o metabolismo basal.

2. Para que serve a remada aberta?
“Esse exercício trabalha todos os músculos dorsais: a grande dorsal, redondos maior e menor, romboides (músculos internos das escápulas), trapézio inferior e deltoide posterior (atrás do ombro). E melhora a postura”, diz Célio Borguês Filho, professor da academia Les Cinq Gym, em São Paulo.

3. Qual é o treino de abdômen da Anitta?
A cantora faz um circuito com atividade aeróbica (como esteira) abdominal e pranchas frontal e lateral.

Continua após a publicidade

4. Qual é o treino de perna da Mari Reis?
A fisiculturista realiza treino de hipertrofia. Exercícios pró-pernão: 3 séries de 12 repetições (com carga máxima) de agachamento, afundo e stiff.

5. Como turbinar a aula de zumba?
“Movimente bem os braços, diminua o intervalo entre as músicas e, entre elas, inclua uma corrida no lugar”, diz o coordenador Waldyr Maciel, da academia Les Cinq Gym, de São Paulo.

6. Devo ter caneleiras ou elas estão ultrapassadas?

Continua após a publicidade

Deve, sim. Elas são um caminho seguro para quem precisa se adaptar ao treino e aumentar a carga aos poucos.

7. Consigo emagrecer caminhando?
Sim. É um bom começo para queimar as gordurinhas. E, quanto mais tempo e intensidade você imprime nesse exercício, maior é o seu gasto energético.

8. Qual é a melhor forma de perder a barriga?
Não tem segredo: “Cinquenta por cento estão relacionados a manter uma rotina de exercícios com atividades aeróbicas (de 45 a 60 minutos, 4 x por semana, de caminhada, corrida, natação, ciclismo, lutas, dança) e exercícios como a musculação e o treinamento funcional – sim, trabalho de força também gasta calorias!”, diz o educador físico Marcio Lui, da academia Bodytech, em São Paulo. Os outros 50% estão diretamente ligados a reduzir doces, frituras e bebidas alcoólicas do cardápio.

Continua após a publicidade

9. Por que ficamos mais cansados no verão?
O calor diminui a pressão dos vasos sanguíneos devido à dilatação. “E, para manter a temperatura, o corpo aumenta a frequência cardíaca, o que gasta mais energia”, diz a personal Cau Saad.

(4 dicas para você malhar em dias quentes)
 
10. Dá para combater a celulite com exercícios?

Continua após a publicidade

Claro! Todo exercício aliado a uma dieta equilibrada auxilia no combate à celulite porque queima o estoque de gordura do corpo, melhora a circulação e ainda ajuda a desinchar. “Invista, inclusive, no treinamento de força, que aumenta seu gasto calórico ao longo do dia e busca combustível justamente na gordura”, recomenda a professora Eliane Araújo Oliveira.

(10 armas contra a celulite)

11. Quando devo alongar?
Três vez por semana. É importante para deixar os músculos mais longos e fortes, além de liberar o movimento das articulações. Antes e depois da musculação o alongamento pode ser dispensado – movimentos simples, como polichinelo, são suficientes.

12. Qual é o melhor agachamento para o bumbum?

Continua após a publicidade

Alguns têm um pouco mais de ação nos abdutores (músculo lateral do bumbum), outros nos adutores (interno das coxas), porém todos trabalham os glúteos. Só não vale ultrapassar o ângulo de 90° do joelho ao agachar para evitar lesões.

13. Exercícios de prancha são eficientes?
Com certeza! Eles estabilizam e fortalecem o core por inteiro (abdômen e lombar) e são aconselhados para a reabilitação de lesões na coluna. Também trabalham ombros e melhoram o equilíbrio e a postura.

14. Posso emagrecer 3 quilos em uma semana?
Muitos especialistas defendem que, acima de 2 quilos por semana, o emagrecimento traz mais prejuízos que benefícios: perder massa magra juntamente com a gordura, por exemplo. Isso causa flacidez e metabolismo lento. Mas, como cada organismo reage de uma maneira, a medida não é regra.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.