Você sabia que o Pilates é considerado uma das atividades mais completas que existem? Isso mesmo! Apesar de parecer tranquila, uma sessão faz você suar muito, uma vez que exige concentração, força, resistência, respiração, flexibilidade e consciência corporal.
“Ao contrário da ginástica tradicional, o Pilates não prioriza várias repetições do movimento. E sim, a qualidade dele. Por isso, é possível adaptar os exercícios conforme o condicionamento do indivíduo”, explica Natália Lima, instrutora de Pilates e mentora gestacional do Espaço Tatva.
Existem diversas formas de praticar o Pilates. Dentre elas, há o mat Pilates: exercícios praticados no solo. “Todos têm o mesmo objetivo — condicionar e/ou reabilitar o corpo. No chão, podemos usar vários acessórios, como bolas, flex ring e faixas elásticas. Isso facilita a prática em casa”, diz a especialista.
Os benefícios são enormes:
- Melhora da postura;
- Aumento da estabilidade da pélvis e do ombro;
- Alívio de dores, estresse e tensão;
- Mais equilíbrio e coordenação;
- Bem-estar.
Pensando nisso, veja alguns exercícios que você pode praticar em casa:
Mermaid
Comece sentada lateralmente, com ombros e cotovelos alinhados e mãos próximas ao chão. As pernas devem permanecer cruzadas.
Movimente o tronco para o lado até apoiar o cotovelo no chão. Ao mesmo tempo, leve o outro braço acima da cabeça. Retorne.
Repita de 6 a 8 vezes para cada lado, sempre inspirando pelo nariz quando parada e soltando o ar pela boca quando em movimento.
Movimento da ponte
Deite-se de costas no colchonete, mantenha os braços ao lado esticados, flexione os joelhos (deixando-os perpendiculares ao chão) e mantenha um pé no chão e outro elevado.
Em seguida, contraia os glúteos, o abdômen e levante o quadril (em direção ao teto), de modo que a barriga e as costas saiam do piso.
Lembre-se, mais uma vez, de inspirar pelo nariz quando estiver elevando o quadril e soltar pela boca quando estiver descendo. Faça 8 repetições com cada perna.
Leg pull
Esse exercício, assim como a prancha, trabalha o corpo todo. Mantenha o alinhamento e mova uma perna por vez.
Expire, retirando uma perna e um braço do solo e inspire, retornando. Alterne as pernas e os braços. Repita de 4 a 5 vezes de cada lado.