Descubra como a prática da ioga fortalece seu cérebro e reduz o estresse
Modalidade foi apontada pelos pesquisadores como uma opção para "fortalecer" o cérebro. Saiba mais!

Não é de hoje que a ciência confirma que as atividades físicas, em suas mais variadas modalidades, são benéficas para a saúde e o bem-estar de quem as pratica. Recentemente, no entanto, pesquisas feitas por Harvard destacaram um tipo de exercício físico que melhora a atividade cerebral: a ioga.
De acordo com o estudo da universidade, os benefícios são mais presentes em áreas relacionadas à memória, atenção e habilidades cognitivas. Entenda!
Como a ioga melhora a atividade cerebral?
Conforme publicado no portal Harvard Health, pessoas que praticam ioga regularmente têm córtex cerebral e hipocampo (regiões essenciais para o processamento de informações e para a memória) mais espessos em comparação àquelas que não praticam – ou seja, a atividade pode “fortalecer” o cérebro.
Além disso, o impacto positivo da modalidade no cérebro também foi relacionado à prevenção do declínio cognitivo relacionado à idade. Isso porque, com o passar dos anos, a perda de volume em determinadas regiões cerebrais pode comprometer a aprendizagem. No entanto, estudos mostram que a prática regular da ioga ajuda a manter a conectividade neural e a retardar esse processo.
Mais um ponto relevante constatado pela ciência foi a influência da modalidade na atenção: pessoas que praticam ioga frequentemente demonstram um melhor desempenho em tarefas que exigem concentração, pois ela favorece o controle da respiração e da execução de movimentos fluídos. Essas mudanças, por sua vez, reforçam a capacidade do cérebro de se adaptar e mudar ao longo do tempo – processo chamado neuroplasticidade.
Benefícios além da atividade cerebral
Para além dos benefícios apresentados pelo estudo recente, um dos benefícios mais imediatos e aproveitados da ioga é a redução dos níveis de estresse, graças à respiração profunda e meditação que fazem parte da atividade, ajudando a acalmar a mente e, consequentemente, resultando em uma menor produção de cortisol , o hormônio do estresse.
Além disso, a modalidade aumenta os níveis de neurotransmissores que melhoram o humor e reduz a ansiedade, o GABA (ácido gama-aminobutírico), tornando-a uma ótima alternativa para melhorar o bem-estar emocional e neutralizar a pressão diária.
Assim, a combinação de efeitos positivos da ioga a torna uma prática aliada de quem procura melhorar a qualidade de vida e manter o equilíbrio físico e mental.