Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário

Por que sentimos dor muscular dias depois do treino? Descubra a verdade aqui!

Desconforto pode surgir devido a uma resposta inflamatória natural do corpo

Por Juliany Rodrigues
27 jan 2026, 14h00 • Atualizado em 28 jan 2026, 14h11
Por que sentimos dor muscular dias depois do treino? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • Após realizar uma sessão de treinos, é comum perceber que os músculos ficam doloridos e sensíveis ao toque. Esse efeito, conhecido como dor muscular tardia, costuma surgir entre 24 e 72 horas depois dos exercícios, e é algo esperado e até mesmo desejável.

    Por que sentimos dor muscular dias depois do treino?

    Na maioria das vezes, a dor muscular dias depois do treino é uma resposta inflamatória natural do corpo — um sinal de que o músculo foi estimulado.

    “O exercício gera pequenas lesões nas fibras musculares, chamadas microlesões, que são importantes para o processo de recuperação. Com descanso, alimentação e hidratação adequados, esse músculo se regenera mais forte para os próximos treinos”, explica o Zair Cândido, coordenador da UPX Sports.

    O desconforto acontece principalmente quando o estímulo foi mais intenso ou diferente do que o músculo está acostumado. Além disso, iniciantes ou pessoas que passaram um tempo sem se exercitar costumam sentir esse efeito com mais frequência.

    5 passos para sair do sedentarismo em 2026

    “As fibras musculares são compostas por actina e miosina, proteínas que realizam um movimento de deslizamento durante as contrações. Quando o esforço é muito intenso, tanto em atletas quanto em sedentários, ocorrem pequenas rupturas nas fibras”, destaca Cândido.

    Continua após a publicidade

    Vale ressaltar que a dor muscular, por si só, não deve ser considerada um sinônimo de qualidade do treino.

    O que fazer para aliviar dor muscular pós-treino?

    Quando se preocupar com a dor muscular pós-treino?

    Uma dor muscular leve a moderada após os treinos é esperada, desde que não afete os movimentos nem interfira na rotina de exercícios. Entretanto, é preciso ficar de olho em alguns sinais que podem indicar uma lesão.

    “Quando a dor é muito aguda ou o desconforto é intenso, a ponto de impedir tarefas simples como descer escadas, sentar ou andar normalmente, pode ser indicativo de que a intensidade do treino foi excessiva”, cita o profissional.

    Continua após a publicidade

    Inchaço, rigidez extrema ou pontadas agudas podem significar que o músculo não está plenamente recuperado, segundo Zair.

    “Nesse cenário, há risco aumentado de ruptura das fibras musculares, que ficam mais frágeis e suscetíveis a lesões.”

    Além disso, dores persistentes e que não melhoram após um tempo também merecem atenção. Ao notar esses sintomas, o melhor a se fazer é procurar orientação de um especialista o quanto antes.

    Quais são as lesões mais comuns na musculação?

    Continua após a publicidade

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

     

     

     

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.