Como otimizar o treino de cardio de uma forma mais rápida e fácil
Estudo concluiu qual é a forma mais fácil e acessível de intensificar o treino de cardio. Spoiler: dá para fazer fora da academia!
Aumentar o treino de cardio não é algo fácil, muito menos que acontece de um dia para o outro. Contudo, a boa notícia é que uma pesquisa científica concluiu que existe uma forma mais rápida e menos dolorosa de fazer isso.
Fazer subida de escadas de uma forma intensa por apenas alguns minutos por dia oferece muitos dos mesmos benefícios para o coração que uma aula na academia ou uma corrida pelo quarteirão, de acordo com um estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise.
E para quem acha que, para isso, é preciso de um simulador de escadas dentro da academia, saiba que qualquer local com degraus funciona!
Estudo aponta melhor forma de aumentar o treino de cardio
Os pesquisadores recrutaram mulheres saudáveis, mas sedentárias, para subir e descer uma escada em intervalos curtos. Enquanto o primeiro grupo fez três séries de 20 segundos de subida, o segundo fez o mesmo processo, mas por 60 segundos cada.
Incluindo um breve aquecimento e relaxamento, as mulheres passaram menos de 10 minutos por dia (cerca de 30 minutos por semana, no total) se exercitando. No entanto, embora tenham se exercitado pouco, elas ainda apresentaram melhorias cardiovasculares e respiratórias significativas, de acordo com a pesquisa.
O motivo para isso, segundo o estudo, é que subir escadas é uma forma eficaz de treinamento intervalado de alta intensidade – os queridinhos do condicionamento físico há décadas, uma vez que oferecem vários benefícios à saúde.
Por que a escada é a melhor opção de aumentar o treino de cardio?
Pesquisas anteriores já exaltaram os benefícios dos treinos intervalados de alta intensidade em equipamentos como esteiras ou bicicletas ergométricas. Mas o estudo em questão, contudo, prova que uma escada comum é tão boa quanto esses aparelhos, sem mencionar que é muito mais barata e de fácil acesso.
Separar um tempo para ir à academia, trocar de roupa, esperar por sua vez no aparelho, fazer os exercícios, tomar banho e voltar para casa é difícil ou até mesmo inviável para muitas pessoas. Mas quem não tem dois minutos para subir rapidamente as escadas?
“Subir escadas é uma forma de exercício que qualquer pessoa pode fazer em sua própria casa, depois do trabalho ou durante a hora do almoço”, disse Martin Gibala, principal autor do estudo e professor de cinesiologia da McMaster University, em um comunicado à imprensa.
“O treinamento intervalado oferece uma maneira conveniente de encaixar o exercício em sua vida, em vez de ter que estruturar sua vida em torno do exercício”, concluiu ele.