Além de todas as vantagens para a saúde já conhecidas, você sabia que também existem benefícios do pilates para as varizes?
De acordo com o cirurgião vascular e angiologista Eduardo Toledo de Aguiar, as varizes assombram o dia a dia de diversas mulheres pelo incômodo, dores, inchaço, aparência e coceira. Porém, apesar de ser uma doença que se manifesta mais nelas, os homens também são acometidos pelas famosas veias dilatadas.
Já existe, contudo, uma variedade de tratamentos para essa doença, desde os menos invasivos até os mais complexos como a cirurgia. “O que algumas pessoas ainda não sabem é que o pilates e as atividades físicas podem ajudar na circulação sanguínea, amenizando seus sintomas”, afirma o médico.
O que são as varizes?
“Varizes são nada mais que veias torcidas e dilatadas causando o mau funcionamento das válvulas sanguíneas, que ‘abrem e fecham’. As válvulas ajudam na circulação porque fazem o sangue fluir para cima em direção ao coração quando estão funcionando normalmente”, explica Aguiar.
“Quando essas válvulas não fazem seu trabalho, em função da dilatação das veias, um certo volume de sangue vai ficando estagnado na perna, sobrecarregando os capilares, favorecendo o edema, causando sintomas e desencadeando as alterações de pele”, continua.
Assim, à medida que as veias se expandem, elas se tornam mais visíveis porque ficam mais próximas da superfície da pele, formando os padrões típicos das varizes e vasinhos. Na maioria dos casos, elas estão localizadas nos membros inferiores (pernas e pés).
Essa doença tem como principais fatores causadores:
- Tipo de ocupação no trabalho, permanecendo muitas horas em pé ou sentado na mesma posição;
- Predisposição genética;
- Excesso de peso;
- Sedentarismo;
- Gravidez.
“Engana-se quem pensa que o problema é só a estética. Essa doença pode causar dores fortes, sensação de peso nas pernas, câimbras noturnas, escurecimento da pele e, até mesmo, coágulos em casos mais graves”, afirma o cirurgião vascular e angiologista.
Com isso, uma excelente forma de tratar e prevenir seus sintomas é praticar exercícios físicos, que ativam os músculos das pernas podendo aliviar dores e cãibras, porque esses músculos mantêm o sangue se movendo pelas veias das pernas.
Como o pilates ajuda?
Praticado de forma regular, o pilates melhora a circulação, combate o inchaço e atua diretamente na causa do problema, proporcionando alívio, já que fortalece, alonga e define os músculos também das panturrilhas, nosso segundo coração e muito importantes para o bombeamento do sangue.
“Esse método promove a reeducação dos movimentos do corpo, o que melhora a respiração, aumenta a flexibilidade, corrige a postura e previne lesões. Quando se trata de varizes, o pilates ativa a circulação do sangue nos músculos e, ao mesmo tempo, trabalha-os, evitando a congestão venosa”, aponta o médico.
E continua: “Os movimentos praticados são suaves, então, os exercícios não são de alto impacto, um ponto positivo se também houver excesso de peso”.
Benefícios do pilates para varizes
Segundo Aguiar, esse método de tratamento consiste em uma sessão de exercícios elaborada a partir de uma observação do indivíduo e suas necessidades. Isso garante que os resultados sejam alcançados, trazendo diferentes benefícios. Alguns deles são:
- Melhora o equilíbrio;
- Alivia as dores causadas pelas varizes;
- Alonga e fortalece a musculatura;
- Diminui o inchaço;
- Aumenta a flexibilidade.
“Entretanto, para obter esses benefícios, é indispensável que antes de começar a praticar o pilates seja feita uma avaliação médica, pois as varizes podem ter alguns coágulos, que talvez causem complicações futuras”, ele explica.
“Além disso, é sempre bom pedir ajuda do instrutor para que ele se certifique de que os movimentos estão sendo feitos da forma certa. Quando praticado corretamente, o pilates é uma boa alternativa no tratamento para varizes”, finaliza.