Qual atividade física aumenta mais a libido?
Confira estudos que apontam como certas modalidades podem influenciar positivamente no desejo sexual

Além dos benefícios já conhecidos para a saúde em geral, você saiba que as atividades físicas também podem aumentar a libido?
Através de alguns estudos, a ciência comprovou que sessões únicas de exercícios intensos podem influenciar positivamente no desejo sexual de homens e mulheres por meio da ativação do sistema nervoso simpático.
No entanto, também existem pesquisas que apresentam um efeito contrário no público masculino quando a prática da atividade é contínua. Isso porque o treinamento crônico produz menor tônus neural autônomo simpático geral e menor desejo sexual.
Em um estudo publicado na Medicine & Science in Sports & Exercise, os pesquisadores descobriram que a exposição a níveis aumentados de treinamento de resistência regularmente (por exemplo, treinamento para maratona) foi significativamente correlacionada com pontuações mais baixas de libido em homens.
Com base nas descobertas, os pesquisadores recomendaram que os médicos que tratam homens com distúrbios sexuais ou infertilidade para casais avaliassem o grau de treinamento de exercícios de resistência dos pacientes como um possível fator contribuinte para a diminuição da libido.
Diante de estudos que apresentam resultados positivos e negativos, a conclusão é que essa é uma área que ainda precisa de investigações mais profundas. Ainda assim, existem pesquisas que apontam modalidades específicas como benéficas para a libido. A seguir, apontamos quais são elas!
Melhores atividades físicas para aumentar a libido
A musculação envolve o uso de resistência, ou pesos, para fortalecer os músculos. Diante disso, especialistas acreditam que o treinamento de força aumenta a libido um pouco mais do que exercícios cardiovasculares. Esse fenômeno pode ocorrer porque o treinamento de força é melhor para aliviar o estresse do que o cardio.
Exercícios de Kegel
Algumas fontes sugerem que os exercícios de Kegel, que ajudam a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, podem ajudar a aumentar a libido em homens e mulheres. Normalmente, esses exercícios são usados para ajudar a aliviar problemas com vazamento de urina ou controle intestinal. No entanto, em mulheres, essa modalidade pode fortalecer os músculos vaginais para um orgasmo mais poderoso. Em homens, por sua vez, os exercícios podem ajudar a retardar a ejaculação.
Yoga
Os praticantes de ioga ayurvédica há muito afirmam que a prática é capaz de ajudar em uma variedade de distúrbios sexuais. Pesquisadores que conduziram um pequeno estudo publicado no World Journal of Men’s Health descobriram que a ioga ajudou na ejaculação precoce e foi recomendada como uma opção não farmacológica segura e eficaz.
Em outro estudo pequeno, publicado no Journal of Sexual Medicine, constatou-se que a ioga melhorou todos os domínios da função sexual em mulheres, incluindo desejo, excitação, lubrificação, orgasmo, satisfação e dor. E essas melhorias foram muito mais pronunciadas em mulheres mais velhas (com idade maior que 45 anos) do que em mais jovens.
Apenas 30 minutos de caminhada por dia já pode diminuir o risco de disfunção erétil em homens em até 41%, de acordo com um estudo de Harvard. Já outra pesquisa indicou que esse exercício moderado também pode ajudar a prevenir a disfunção erétil em homens obesos de meia-idade.
Natação
Assim como a caminhada, nadar por apenas meia hora três vezes por semana pode aumentar o desejo sexual, além de resultar na perda de peso, o que melhora a resistência sexual.
É importante ressaltar que, mesmo com os estudos apresentados, ainda não está claro exatamente quanto exercício por semana é realmente necessário para aumentar a libido.
Algumas pesquisas que examinam a função sexual em homens apoiam a noção de que 2 horas de exercícios como correr ou nadar, podem ajudar. Já um estudo publicado no The Journal of Sexual Medicine mostrou que mulheres que praticam até seis horas de atividade física por semana apresentaram maiores níveis de desejo, excitação e lubrificação do que as sedentárias.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.