Os alimentos termogênicos podem até auxiliar na aceleração do metabolismo, mas não são os únicos que fazem o seu corpo queimar calorias mais rapidamente. Aliar a dieta à prática de atividades físicas é uma combinação já conhecida por muita gente. E se for com um treino metabólico então, melhor ainda. “O treino metabólico ou tensional, como é chamado, foca no alto gasto calórico”, explica a educadora física Tais Teixeira, professora da rede de academias Bio Ritmo, de São Paulo. E você sente seus benefícios mesmo depois de horas da sessão, porque o organismo continua trabalhando.
O segredo está em aliar cargas menores com mais repetições e quase nenhum tempo de descanso. Dessa forma, sua frequência cardíaca aumenta mais e as gorduras vão embora (sem contar que você economiza tempo). Tais montou para nós um treino completinho de apenas 20 minutos! Não perca:
1. Flexão de braço
Deitada de barriga para baixo, mantenha os cotovelos afastados e as mãos na linha do peito. Apenas as pontas dos pés e as palmas das mãos devem tocar o chão. Expire enquanto desce lentamente. Caso esteja muito difícil, faça com os joelhos apoiados no chão.
O ideal é fazer todos os exercícios do treino com no mínimo 15 repetições e de 3 a 6 séries cada. O tempo de descanso deve ser nenhum ou mínimo. Vá testando seus limites.
2. Prancha com mãos alternadas
Na mesma posição da flexão, mantenha o tronco longe do chão, mas tome cuidado para o bumbum não ficar muito alto. Uma mão por vez toca o ombro. Também há a opção de realizar o movimento com joelhos apoiados no chão.
3. Prancha lateral alternando lados
De lado, com o antebraço direito apoiado no chão, deixe as pernas estendidas e unidas. Desencoste os quadris do chão e mantenha a cabeça alinhada com o pescoço (o corpo formando uma linha reta dos tornozelos aos ombros).
Ao invés de 15 repetições, fique na posição por 30 segundos, e depois vire para o outro lado. De 3 a 6 séries.
4. Abdominal infra
Deitada de barriga para cima, coloque as mãos embaixo do bumbum e eleve as pernas na direção do teto. Desça o máximo que puder sem que os ombros saiam do chão. Opção: realizar com joelhos flexionados.
5. Afundo alternando pernas
Em pé, dê um passo à frente com um dos pés, descendo até formar 90° (o joelho da frente não pode ultrapassar a linha do pé). O joelho de trás afunda na direção do chão. Repita trocando as pernas.