Agora, você já não pode dizer que não tem tempo para o treino. Isso porque são necessários apenas 15 minutos de exercício diário moderado para reduzir o risco de morte prematura, de acordo com estudo publicado no Jornal da Associação Médica Americana. A nova recomendação é a metade dos 30 minutos diários sugeridos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para pessoas entre 18 anos e 64 anos.
E se você for da turma da corrida, precisa de menos tempo ainda: 5 a 10 minutos por dia. Segundo os autores, a modalidade ajuda a reduzir o risco de morte por doenças cardíacas. “No caso da atividade física pesada, as doses baixas estão relacionadas a grandes benefícios”, escreveram no artigo.
Contudo, não é preciso se limitar aos minutos. Quanto mais você fizer, melhores serão os resultados. Na verdade a pesquisa tem como objetivo diminuir os índices de sedentarismo, obesidade, problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão – mesmo que praticando o mínimo. Vale lembrar que também existem limites na quantidade praticada diariamente. O ideal é não ultrapassar 100 minutos por dia ou 12,5 horas de atividade pesada por semana. Por isso, respeite os seus limites.