O acidente com o cantor sertanejo Mariano, durante uma gravação do quadro Saltibum, do programa Caldeirão do Huck, levantou uma questão importante: a gente pode e deve experimentar novas modalidades esportivas, mas não é seguro se jogar de cabeça em todas elas. “Antes de praticar qualquer atividade física, é prudente fazer uma avaliação ortopédica e cardiológica”, diz o médico do esporte Ricardo Galotti, membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Esse cuidado básico precisa ser redobrado em alguns esportes, que exigem mais do nosso corpo. Veja quais são eles:
Salto ornamental
A modalidade em que o cantor bateu a cabeça ao saltar demanda coordenação motora, flexibilidade e força. Os joelhos e o tendão de aquiles são as áreas do corpo mais exigidas e precisam de fortalecimento para não sofrerem lesões. A depender da altura do salto, a queda na água pode machucar, por isso, a musculatura do corpo todo precisa ser desenvolvida. Também, é claro, é imprescindível saber nadar.
Escalada indoor
É uma prática perfeita para trabalhar o core, as pernas e os braços. Mas ela também pode causar lesões no quadril, por conta dos deslocamentos, e nas mãos, que não param de trabalhar durante a escalada. Para não gastar toda a energia nos primeiros minutos da prática, é preciso usar mais as pernas para subir, do que os braços. Por isso, membros inferiores devem estar previamente fortalecidos.
Leia também: Por que você deve apostar na escalada indoor
Corrida de rua
Viu um monte de fotos na sua timeline de amigos em provas de corrida e se animou para praticar? Ótimo, mas vá com calma! É preciso consultar um cardiologista antes de sair em disparada. “Há patologias que não se manifestam em repouso, mas com o batimento elevado elas aparecem. Um exemplo é a arritmia cardíaca”, diz Ricardo Galotti. A corrida também pode causar tendinites e lesões no joelho. Por isso, é preciso um treinamento gradativo, supervisionado por um educador físico, antes de querer bater o recorde da galera.
Arte circense
As aulas de circo exigem força, flexibilidade, precisão, equilíbrio e concentração. O nível iniciante começa com ensinamentos de acrobacias, como cambalhotas, estrelas e paradas de mão. A partir daí, podem evoluir para exercícios no trapézio, em pernas de pau e em tecidos. Mas é imprescindível ter passado pela primeira fase, antes de seguir para esses outros movimentos. Só assim você estará preparada para evitar impactos e lesões na coluna.
Lutas
Boxe, muay thai, jiu-jítsu e outras lutas já caíram no gosto das mulheres. São modalidades eficientes para queimar gordura e redesenhar o corpo, porém precisam ser praticadas em uma escola séria, para não pular etapas de aprendizado e causar lesões. “É um esporte de contato, que pode causar traumas no joelho e machucar as áreas do corpo atingidas por golpes”, diz o médico do esporte. Trabalhar a rotação de quadril e ombro também é fundamental para evitar problemas.
E mais: 6 motivos para você começar a lutar