Percorrer os 42,195 quilômetros de uma maratona já é um grande desafio, mas se torna muito mais difícil quando problemas de mobilidade e equilíbrio estão envolvidos. O britânico Patrick Barden, de 24 anos, conquistou o que muitos julgariam impossível. Ele levou cinco dias, mas conseguiu completar a Maratona de Londres para provar que, independentemente de sua aptidão física, tudo é possível.
O jovem seguiu uma rotina de exercícios com personal trainer durante cinco meses para trabalhar força muscular e resistência, mas isso não tornou a prova menos difícil.
“Mais um dia completo! Devagar, mas estou fazendo o percurso da Maratona de Londres. #MaratonadoPat”, escreveu em seu twitter.
O desafio também foi uma oportunidade para Patrick arrecadar dinheiro para a instituição de caridade Step and Learn, que auxilia crianças com paralisia cerebral e outras deficiências motoras. Em uma plataforma que o britânico usa para angariar fundos, ele conseguiu mais de R$ 61 mil.
Veja também: Bailarina encontra na dança a força para lutar contra o câncer
No final da prova, estava emocionado. “É algo que eu nunca imaginei que faria, mas consegui”, afirmou em entrevista à BBC.
Quando perguntado sobre correr outras maratonas no futuro, Barden disse que não descarta a possibilidade de um novo desafio para testar a si mesmo.