Surfe não é para qualquer um… Burpee exige muito do nosso corpo. Agora, imagine fazer um exercício desse em cima de uma prancha na piscina! Esse é um dos desafios do Acqua Float, nova aula da rede de academias BodyTech. Em apenas 30 minutos, você queima 400 calorias e fortalece a musculatura do corpo todo (sim, dá até para substituir seu treino convencional em terra firme).
BOA FORMA testou a novidade e garante: além de superdivertido, o pouco tempo em intensidade máxima aumenta bastante o ritmo do coração – o que leva a um metabolismo acelerado ao longo do dia – e aciona as fibras musculares mais profundas de pernas e core. “Você precisa se equilibrar em cima da prancha, realizar o movimento dos exercícios e, ao mesmo tempo, combater a força contrária que vem da água”, explica Fernanda Souza, professora da unidade da BodyTech do Itaim Bibi, em São Paulo. Nada fácil, hein?
Leia também: Hidroginástica power para fazer na piscina do prédio ou de casa
Pense no bosu (aquele disco azul que parece uma boia). Um agachamento fica muito mais difícil em cima dele porque a superfície é instável. O mesmo acontece no Acqua Float. A flexão fica mais árdua, a corridinha mais exigente e o afundo mais complicado. E se você não contrair o abdômen… Certamente, irá acabar dentro d’água [veja nosso vídeo abaixo].
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=Q6f4hDy5b6Y&w=640&h=360]
A aula, que já faz sucesso na Europa, chegou ao Brasil no início de 2017 dividida em quatro blocos que se alternam entre sequências intervaladas de força e de cárdio. “Misturamos princípios do surfe, stand-up paddle, ioga, crossfit, alongamento e funcional”, diz Fernanda. Mesmo quem não leva jeito com coordenação e equilíbrio pode fazer os exercícios de forma adaptada, como um agachamento menor ou um meio-burpee. E, enquanto os tombos garantem boas risadas, o pouco que você se mexe em cima da prancha já será um bom começo para secar e definir.