Setembro é um mês conhecido por dar início à estação mais colorida do ano: a primavera. Ela encerra o inverno, traz novos ares e dá aquele empurrãozinho para sairmos da nossa zona de conforto. Que tal, então, incluir ingredientes inusitados e imprevisíveis no cardápio para fugir da monotonia alimentar? As flores comestíveis — ou PANCs (plantas alimentícias não convencionais) — podem trazer inúmeros benefícios e combinam muito com a época. Conheça mais sobre elas e veja 6 receitas.
História das flores comestíveis
Atualmente, as flores são usadas, em sua maioria, para fins decorativos. Mas nem sempre foi assim: nossos antepassados as aproveitavam em tudo. “Os romanos ofereciam água de flor de laranjeira para as visitas lavarem as mãos, como um sinal de boas-vindas e respeito. A flor do açafrão, por outro lado, foi utilizada por séculos para colorir cabelos e como maquiagem”, conta Deborah Gaiotto (@deborahnafazeda), uma das proprietárias da Fazenda Maria, uma empresa familiar produtora de alimentos orgânicos, sustentáveis e não convencionais — como as flores comestíveis.
A ideia de incluir algumas espécies nas preparações culinárias surgiu na idade média, principalmente para enfeitar banquetes e festas organizadas para a nobreza. O costume foi desaparecendo com o passar dos anos, mas atualmente dá sinais de estar voltando à moda. “No século passado não era muito comum o consumo das flores. Contudo, durante meus estudos na Europa, percebi um certo movimento dos chefs para trazê-las de volta ao prato. Sobretudo em lugares como a Escandinávia — regiões muito quentes e que pedem receitas mais leves”, explica o chef Gustavo Pereira (@chefgustavopereira), que há anos inclui a tendência em suas criações.
Apesar de serem muito associadas a doces e saladas, você pode utilizar as plantinhas coloridas para compor qualquer tipo de refeição. “Elas trazem cor, beleza e delicadeza, além de nutrir. Os pratos ficam muito mais harmonizados e refletem a alegria que a primavera nos proporciona, já que podemos utilizá-las tanto como ingrediente quanto como decoração. O sabor, em sua maioria, é muito suave, por isso combinam com quase tudo”, complementa a chef Cá Botelho, coordenadora da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e referência em gastronomia orgânica e vegetal.
Quais flores são comestíveis?
Papel das flores na nutrição
A história de que prato colorido é sinônimo de nutrição é verdade. E quer mais cor do que nas flores? “Elas são utilizadas há milhares de anos pela medicina chinesa e ayurveda, afinal, também têm fins terapêuticos, diz a nutricionista Juliana Carreira (@jucarreira_nutri), que atualmente cursa pós-graduação em fitoterapia.
Juliana explica que, no geral, o pigmento dessas plantas (antocianina) atua como um antioxidante: combate os radicais livres presentes no corpo, protege a pele contra o envelhecimento precoce e contribui para o trabalho mais eficiente do organismo.
o pigmento dessas plantas (antocianina) atua como um antioxidante, combatendo os radicais livres
E, se você acha que as flores comestíveis estão muito longe da sua realidade, engana-se. O brócolis, a alcachofra e a couve-flor fazem parte desse grupo!
Contudo, não vale sair colhendo flores de qualquer canteiro pela cidade para colocar no cardápio. Apesar de cerca de 90% das espécies existentes hoje serem comestíveis, ainda há aquelas que trazem malefícios para a saúde humana. E você precisa procurar um produtor orgânico, já que a maioria das floriculturas utilizam agrotóxicos. “Dá para plantar em casa também. O ideal é conservar na geladeira, lavar com água corrente e higienizar antes de servir. Se a flor for muito delicada, colha pela manhã, quando o orvalho baixar. Assim, você consegue pular a primeira etapa do processo”, recomenda Deborah.
Receitas
1. Brigadeiro de lavanda, por Gustavo Pereira
Ingredientes:
- 15g de chocolate branco belga;
- 15g de manteiga;
- 1 colher de chá de lavanda seca comestível;
- 1 lata de leite condensado;
- 1/2 lata de creme de leite;
- Raspas de chocolate branco a gosto.
Modo de preparo:
Em uma panela (fogo baixo), faça uma infusão do creme de leite com a lavanda (sem deixar ferver). Deixe esfriar e coe para tirar as flores.
Em outra panela (fogo baixo), coloque o leite condensado, a manteiga e mexa o tempo todo até esquentar. Acrescente o creme de leite com lavanda e misture bem. Adicione o chocolate branco e mexa sem parar até desgrudar do fundo da panela. Coloque em um recipiente de vidro e deixe esfriar. Depois, enrole e decore com as raspas de chocolate branco.
2. Creme brulée de doce de leite com flores de borago, por Gustavo Pereira
Ingredientes:
- 500g de creme de leite;
- 6 gemas;
- 300g de doce de leite;
- 1 colher de chá de baunilha;
- 1/2 de xícara de açúcar refinado;
- Açúcar mascavo a gosto;
- Flores de borago para decoração;
- Frutas vermelhas para decoração;
- Folhas de hortelã para decoração.
Modo de preparo:
Ferva o creme de leite em uma panela. Acrescente a baunilha e o doce de leite e mexa até que tudo fique consistente e homogêneo. Tampe a panela e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Na batedeira, bata as gemas com o açúcar refinado até que a mistura fique esbranquiçada. Misture os dois cremes com um batedor de arame e coloque em forminhas individuais.
Leve-as ao forno preaquecido a 140°C, em banho-maria, de 40 a 45 minutos. Deixe esfriar por 10 minutos e por fim coloque na geladeira por uma hora. Jogue açúcar mascavo e queime a superfície (com uma colher ou maçarico).
Decore com as frutas vermelhas, uma folha de hortelã e uma flor de Borago.
3. Pesto de ipê-amarelo, por Deborah Gaiotto
Ingredientes:
- 20 e 30 flores de ipê-amarelo;
- 1/3 de xícara de amendoim torrado;
- 100 gramas de queijo meia cura ralado;
- 1 dente de alho (ralado);
- Azeite, sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo:
Antes de higienizar as florres, corte-as e descarte sua base, para então retirar os estames e pistilo, que contêm pólen, e podem causar efeito alérgico em algumas pessoas.
Depois fatie as flores em anéis finos e transfira aos poucos para um processador de alimentos. Adicione os amendoins, triture juntamente com as flores de ipê, agregue o queijo e o dente de alho. Aos poucos vá adicionando o azeite até atingir a textura desejada. Depois é só terminar de temperar com sal e pimenta do reino a gosto.
4. Ovos mexidos com flor de hibisco, por Deborah Gaiotto
Ingredientes:
- 3 ovos;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 1 pitada de sal rosa;
- Ramos de tomilho;
- Pétalas de flor de hibisco.
Modo de preparo:
Em uma frigideira, derreta a manteiga e jogue os ovos (já batidos). Acrescente o sal, desligue o fogo e coloque as folhas de tomilho. Acrescente as pétalas ao final.
5. Canoa recheada com flor de lavanda, por Deborah Gaiotto
Ingredientes:
- 3 ovos cozidos;
- Alface americana;
- Flores de lavanda;
- 1 pepino;
- 2 colheres de sopa de leite em pó dissolvidas em 50 ml de água;
- Azeite;
- Sal a gosto.
Modo de preparo:
Corte o pepino em rodelas finas. Reserve.
Separe as claras da gema, pique as claras e reserve. Amasse as gemas, e acrescente o leite em pó dissolvido, um fio de azeite e uma pitada de sal. Misture com os pedaços de pepino e as claras.
Recheie cada folha de alface com a mistura de pepino e ovos e finalize com as flores de lavanda por cima.
6. Charuto de folha de capuchinha, por Deborah Gaiotto
Ingredientes:
- 100g de ricota;
- 50g de uva-passa;
- Azeite;
- Flor e folha da capuchinha;
- Folha de erva-cidreira.
Modo de preparo:
Misture o azeite, a ricota e a uva-passa. Coloque-os na folha da capuchinha e enrole como um charuto. Amarre com a folha de erva-cidreira. Finalize com as flores por cima.
7. Salada de bifum com flores comestíveis, por Cá Botelho
Ingredientes da salada:
- Rúcula a gosto;
- Flores comestíveis a gosto;
- 1 porção de castanha-de-caju;
- 1 tomate;
- 1 porção de bifum;
- Gergelim branco;
- Gergelim preto.
Ingredientes do molho cremoso:
- 1/2 xícara de tofu;
- 1/4 xícara de salsa fresca picada;
- 1/3 de xícara de azeite;
- Pimenta e sal a gosto.
Modo de preparo:
Ferva água, apague o fogo e deixe o bifum por 5 minutos. Depois retire e deixe escorrer. Misture todos os ingredientes da salada. Para o molho: Bata tudo no liquidificador. Se precisar, vá acrescentando mais água aos poucos, apenas para ajudar a bater. Finalize na sua salada e sirva-se.
8. Salada primavera, por Cá Botelho
Ingredientes:
- Alface;
- Rúcula;
- Flores comestíveis a gosto;
- Azeite a gosto;
- Sal a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Monte em uma saladeira como preferir.
9. Torrada com flores e molho de alho, por Cá Botelho
Ingredientes:
- 5 dentes de alho amassados;
- Sal a gosto;
- 1/2 xícara de castanhas-de-caju;
- 1/4 de xícara de água;
- Torradinhas;
- Flores comestíveis a gosto.
Modo de preparo:
Para o molho: Asse os dentes de alho com casca e azeite por 40 minutos. Deixe as castanhas de molho na água por 8 horas e depois escorra. Depois, descasque e bata os dentes de alho, as castanhas e o sal no mixer ou liquidificador. Sirva com as torradinhas e as flores.
10. Salada de flores comestíveis com pimentão, por Cá Botelho
Ingredientes:
- 4 punhados de mix de verduras (combine como preferir: couve, folhas de dente-de-leão, alface, espinafre, rúcula);
- 1/2 pimentão, picado ou fatiado;
- 2 rabanetes grandes fatiados;
- 1 tomate picado ou cortado em fatias;
- 10 flores de natsturtium.
Modo de preparo:
Coloque os ingredientes na saladeira e misture. Finalize com as folhas.
11. Salada verde com flores comestíveis, por Cá Botelho
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de vinagre de vinho tinto;
- 1 colher (chá) de mostarda dijon;
- 3 colheres (sopa) de azeite;
- Sal grosso e pimenta moída na hora;
- 150 gramas de folhas verdes baby ou mini folhas (cerca de 12 xícaras);
- Flores comestíveis a gosto.
Modo de preparo:
Em um bowl, misture todos os ingredientes e sirva!
12. Bowl de hibisco para o café da manhã, Dietbox
Ingredientes:
- 1 banana congelada (1/2 xícara);
- 1 e 1/2 colher (chá) de hibisco in natura;
- 1 xícara de amoras congeladas;
- 1 xícara de morangos congelados;
- 2 colheres (sopa) de aveia em flocos;
- 3 colheres (sopa) de mel;
- 1 colher (sopa) de sementes de chia;
- 1/2 xícara de leite de amêndoa ou outro leite vegetal;
- Chips de coco a gosto.
Modo de preparo:
Para fazer o smoothie, em um moedor de café ou mixer, triture os hibiscos, a aveia, e a chia até ficarem bem fininhos. Misture as frutas congeladas no liquidificador e bata até quebrá-las em pedaços pequenos. Adicione o leite de amêndoa, o mel e a mistura de hibisco moído e bata em velocidade baixa, até atingir uma textura bem macia. Transfira para um bowl e cubra com toppings a gosto, incluindo os chips de coco, mas você pode também adicionar a granola de sua preferência.
13. Salada de rabanete com flores comestíveis, Dietbox
Ingredientes:
- 1 xícara de mix de flores comestíveis (capuchinha, lírio amarelo e clitória);
- 5 folhas de alface americana;
- 5 folhas de rúcula;
- 1 rabanete em fatias finas;
- 1 rabanete roxo em fatias finas;
- 3 cenouras raladas;
- 1/4 xícara de repolho roxo picado;
- 2 laranjas em fatias;
- 1/2 xícara de suco de laranja;
- 1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem;
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto;
- 1 colher (sopa) de orégano seco;
- 1 colher (sopa) de mel;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Em um recipiente, misture o vinagre de vinho tinto e o orégano. Reserve. Para o vinagrete, junte o suco de laranja, azeite, mel e uma pitada de sal e pimenta em um recipiente e mexa bem até ficar espesso e homogêneo. Para a montagem da salada, primeiramente, misture a alface e a rúcula com 1/4 de xícara do vinagrete. Adicione a metade dos rabanetes, da cenoura, a laranja e misture. Transfira tudo para uma travessa. Organize os ingredientes restantes para criar um acabamento colorido. Regue com mais vinagrete e decore com as flores comestíveis (você pode substituir essas opções por outras pancs de sua preferência).