As pálpebras são regiões do nosso rosto que sofrem muito com a ação do tempo: elas vão caindo e apresentando cada vez mais rugas. Infelizmente, o processo é natural, mas a boa notícia é que podemos retardá-lo com alguns truques. A Yoga Facial para a região dos olhos é um deles.
“Felicidade, tristeza, se você dormiu (ou não) o suficiente, se você bebeu demais na noite anterior… Tudo isso aparece nos olhos, seja em forma de olheiras, vermelhidão ou inchaço”, explica Alessandra Scavone (@mascfacial), criadora do método Yoga Facial MASC.
Praticar a técnica, então, ajuda a minimizar os problemas. “O Yoga Facial é uma disciplina completa para todos os 57 músculos do rosto e do pescoço. E muito importante para a região dos olhos, porque temos estruturas neles que podem ser trabalhadas para prevenir pálpebras caídas”, complementa.
Para apostar nos exercícios, você não precisa de muito, bastam as mãos e um creme (ou sérum) específico para o local. “Mas você tem que ter constância. Marque um horário todos os dias para esse mimo facial”, recomenda Alessandra.
Além disso, é preciso realizar movimentos para toda a face, mesmo que o seu objetivo seja somente levantar o olhar. “Os músculos do rosto formam uma rede complexa e você precisa fortalecê-la por completo.”
Benefícios da Yoga Facial para os olhos
- Tonificação das pálpebras;
- Melhora da visão;
- Diminuição das olheiras;
- Redução de rugas e marcas de expressão;
- Menos flacidez.
Exercícios de Yoga Facial para os olhos
Antes de começar, é preciso ativar a consciência plena (mindfulness), especialmente com relação a uma região: a testa. “O músculo dela se estende até a parte de trás da cabeça, e também serve para apoiar os olhos”, explica a especialista. Por isso, primeiramente, coloque as duas mãos na testa e faça movimentos empurrando a pele para cima.
Em seguida, é hora de perceber os músculos responsáveis pelo olhar. “Imagine anéis em volta dos olhos e tente abri-los conscientemente, sem usar a testa”. Por fim, hidrate bem o rosto para não esfregar excessivamente a sua cútis.
Massagem para os olhos
Coloque os dedos médios no início das sobrancelhas (partes internas). Comece a dar batidinhas suaves em direção à ponta das sobrancelhas e, em seguida, repita abaixo dos olhos, no topo das maçãs das bochechas.
Faça a mesma coisa nos cantos internos dos olhos e vá até as pontas dos mesmos, arrastando os dedos de forma gentil. Para finalizar, realize pequenas pinceladas (com os dedos indicadores) abaixo dos olhos, sempre de dentro para fora por quatro vezes.
Face watch
Mantenha a coluna ereta e a cabeça relaxada na mesma direção. O olhar deve ficar fixo em um ponto à sua frente. Coloque a mão inteira na testa e relaxe a mesma. Sem enrugar a testa, abra os olhos o máximo que conseguir.
Em seguida, sem mover a cabeça, o pescoço ou o rosto, mova seu olhar para o lado direito (também o máximo que conseguir). Retorne o olhar para o centro e faça o mesmo para o lado esquerdo. Depois, repita para baixo e para cima. Por fim, faça um círculo completo com o olhar (no sentido horário) por cerca de 10 segundos.
Com cuidado, feche os olhos por cinco segundos e repita, dessa vez para o sentido anti-horário.
Eleve seu olhar: surpresa
Coloque uma mão inteira sobre a testa, fazendo uma leve pressão. Abra os olhos o máximo que conseguir. Depois, feche-os, percebendo como os dedos oferecem resistência ao movimento. Tome cuidado para não arquear as sobrancelhas e nem enrugar a testa.
Concentre-se em um ponto à sua frente e faça quatro respirações profundas pelo nariz. Então, relaxe e feche os olhos por alguns segundos. Repita três séries.
“Flerte”
Cubra os dentes com os lábios e, em seguida, faça um formato de “O” com a boca, deixando os lábios superior e inferior o mais distantes que puder. Então, coloque os dedos indicadores abaixo dos olhos (horizontalmente), com as pontas apontadas para o nariz.
Em seguida, olhe para cima e comece a piscar. As únicas partes do seu corpo que podem se movimentar são as suas pálpebras (mantenha a testa sem enrugar).
O “V”
Coloque os dedos médios nas partes internas dos olhos e os indicadores nos cantos externos, aplicando uma leve pressão. Olhe para cima e comece a fechar os olhos. Sinta suas pálpebras inferiores irem para cima, enquanto os dedos (que estão em forma de “V”) oferecem uma resistência suave. Relaxe e repita mais seis vezes.
Para terminar, feche os olhos e aperte por dez segundos, abra e relaxe.
Pálpebras
Coloque suavemente os dedos indicadores limpos nas pálpebras e abra lentamente os olhos contra a resistência dos dedos.
O “C”
Com os polegares e os indicadores, faça um formato de “C”. Coloque os dedos indicadores logo acima das sobrancelhas, e seus polegares nas bochechas. Comece puxando os indicadores para baixo ao tentar levantar as sobrancelhas e arregalar os olhos, tomando cuidado para não enrugar a testa.
Abra o peito, puxe as escápulas para baixo e olhe para um ponto à sua frente. Fique nessa posição por cinco segundos, relaxe e repita novamente por mais três vezes.