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Trabalhar pode fazer mal para a saúde? 10 estudos comprovam que sim

Ar condicionado antiquados, jornadas estendidas... Pesquisas revelam como o seu local de trabalho pode fazer mal para a saúde

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h35 - Publicado em 23 out 2023, 10h00
Estudos científicos apontam como o trabalho pode prejudicar sua saúde (Freepik/Divulgação)
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Se, para você, falar que trabalhar pode fazer mal para a saúde é papo de quem faz corpo mole, está muito enganado! De acordo com uma série de estudos feitos ao redor do mundo, o local do serviço pode, sim, ser insalubre por uma série de fatores que vão desde a temperatura do ar condicionado a chefes complicados.

Acredite: um estudo da Behavioral Science and Policy Association descobriu que as condições comuns de escritório e os fatores estressantes são tão prejudiciais à saúde quanto o fumo passivo.

Diante disso, confira 10 maneiras pelas quais seu ambiente de trabalho pode estar atrapalhando você e maneiras de evitar que o escritório se transforme em uma armadilha mortal.

Trabalhar pode fazer mal para a saúde: 10 estudos sobre

 

1

O ar condicionado

O verão parece exigir dois guarda-roupas separados: roupas apropriadas para se deslocar no verão e um estoque de casacos para a baixas temperatura dos escritórios climatizados.

A maioria dos escritórios funciona com base em uma fórmula antiquada que define a temperatura do edifício com base na taxa metabólica de um homem de 40 anos e 70 quilos. Oi? Se isso não descreve você, seu corpo não está operando na temperatura ideal e isso está custando caro. Estudos demonstraram que quem trabalha em escritórios frios tem maior probabilidade de contrair um resfriado fora de época. Para evitar isso, mantenha o pescoço e os ombros aquecidos e, se ainda não conseguir se livrar do frio, considere um aquecedor para sua mesa.

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2

Homens colegas de trabalho

Finalmente, uma desculpa científica para preferir trabalhar mulheres! Um estudo da Indiana University Bloomington descobriu que as mulheres que trabalham em ambientes de escritório dominados por homens experimentam mais estresse social e interpessoal no trabalho e níveis mais elevados de cortisol (hormônio que pode causar desequilíbrios de açúcar no sangue, ganho de peso e até problemas de fertilidade quando vai maluco) do que mulheres que trabalhavam em escritórios que eram mais igualitários. Se você estiver no meio de um “clube masculino”, mantenha seus níveis de cortisol baixos ouvindo uma boa playlist e fazendo uma pausa diária para meditação.

3

A falta de segurança no trabalho

A segurança no trabalho está se tornando cada vez mais rara à medida que mais pessoas migram para startups, trabalhos freelance e carreiras não tradicionais. Mas a liberdade criativa tem um custo. Um estudo de 2013 descobriu que a percepção da insegurança no trabalho está associada a um maior risco de doença coronariana. Uma vez que os efeitos prejudiciais à saúde provavelmente resultam de preocupações econômicas, certifique-se de ter uma rede de segurança e uma poupança, especialmente se você estiver em uma vaga instável.

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4

Seu chefe impossível

É isso mesmo, seu chefe exigente pode literalmente estar te deixando doente. Pesquisadores descobriram que os trabalhadores em ambientes de escritório exigentes tinham 35% mais probabilidade de ter uma doença real diagnosticada por um médico devido ao aumento dos níveis de estresse. Como conseguir um novo chefe raramente é uma solução simples, mantenha-se calmo sob pressão fazendo pausas para meditação de cinco minutos a cada hora.

5

Os dias de 12 horas

Fazer horas extras está matando mais do que apenas sua vida social. Uma análise dos fatores de stress no local de trabalho descobriu que o trabalho consistente por longas horas aumentou as taxas de mortalidade dos trabalhadores em 20%. Então, quando dizem que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional não é algo para se mexer, na verdade você deveria se certificar de chegar a tempo de ter um jantar de verdade e um pouco de tempo antes de dormir.

6
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O plano de escritório aberto

Apesar de os planos de escritórios abertos parecerem estar a ganhar popularidade como forma de impulsionar a inovação e a colaboração, também estão recebendo críticas por prejudicarem a saúde dos trabalhadores. De acordo com investigadores da Cornell, a exposição constante a ruídos baixos (como o zumbido inevitável que se encontra em escritórios abertos) aumentou os níveis de adrenalina dos trabalhadores, o que por sua vez desencadeou uma pressão arterial mais elevada. Se você estiver preso em um espaço aberto, compre fones de ouvido com cancelamento de ruído para ajudá-lo a abafar as distrações e ficar zen.

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7

Seu colega de trabalho

Ficar sobrecarregado com um colega de trabalho é como ter um colega de quarto no primeiro ano da faculdade: você pode amá-lo ou odiá-lo. Mas, independentemente de essa pessoa se tornar uma distração constante ou o seu maior parceiro na carreira, o próprio ato de compartilhar um espaço pode estar prejudicando a sua saúde. Um estudo dinamarquês descobriu que os trabalhadores que partilhavam um escritório tinham 50% mais faltas por doença do que os trabalhadores que tinham o seu próprio espaço para trabalhar. Se um ambiente individual não estiver nos planos, certifique-se de ter sempre um álcool e lenços desinfetantes à mão.

8

Seu estilo sedentário

Todos nós já ouvimos: sentar é o novo hábito de fumar. Pesquisas mostram que ficar sentado o dia todo pode causar obesidade, diabetes, doenças cardíacas e até morte precoce. Você acha que está protegido indo à academia depois do trabalho todos os dias? Pense de novo. Os problemas de levar um estilo de vida sedentário (também conhecido como ficar sentado a maior parte do dia) não são simplesmente compensados por ser ativo fora do escritório. Reduza o tempo sentado dando uma volta no escritório a cada 20 minutos.

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9

 

Tela do seu computador

Por mais que tentemos nos desintoxicar digitalmente, passamos grande parte do dia olhando para uma tela, e isso não é isento de efeitos para a saúde. De acordo com uma pesquisa do The Vision Council, os sintomas de superexposição às telas incluem cansaço visual, dores no pescoço e nas costas, dores de cabeça e olhos secos. Sempre que possível, realize suas reuniões off-line e converse cara a cara. Quando estiver em sua mesa, siga a regra 20-20-20: olhe para algo a 6 metros de distância por 20 segundos a cada 20 minutos.

1 0

O ar viciado

Como se passar o dia todo dentro de casa não fosse ruim o suficiente, o ar que você respira no escritório pode ser seriamente questionável. Prédios mais antigos são suscetíveis a coisas como mofo preto e amianto (caramba!), portanto, certifique-se de que seu espaço esteja de acordo com o código de limpeza. Mesmo que você trabalhe em um prédio mais novo, pesquisas mostram que você pode pegar partículas nocivas do toner e da tinta usados em impressoras a laser. Escolha algumas plantas para a sua mesa para ajudar a purificar sua área de trabalho e considere comprar um ventilador se você se sentar perto da impressora.

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