Muitas pessoas acabam optando por marcar momentos importantes de suas vidas na pele, através de desenhos, símbolos, frases e por aí vai. Mas, as tatuagens de lembranças possuem algum efeito positivo sobre nossa saúde mental?
De acordo com Thiago Guimarães, psicoterapeuta, tarólogo e mestre em Reiki, a resposta é sim, porém a reação diante de boas lembranças está relacionada a complexas interações entre diferentes regiões do cérebro e sistemas neuroquímicos.
“Quando alguém é exposto a estímulos que trazem boas lembranças, como momentos felizes, experiências positivas ou situações emocionalmente significativas, várias áreas do cérebro são ativadas”, ele explica.
E continua: “Uma parte importante do cérebro envolvida nesse processo é o hipocampo, que desempenha um papel fundamental na formação e recuperação de memórias”.
Assim, quando uma boa lembrança é ativada, as conexões entre os neurônios envolvidos nela são despertados, trazendo à tona a memória positiva, podendo até mesmo causar emoção, como se a pessoa estivesse vivendo novamente aquele momento.
Além disso, esse tipo de sensação também causa a liberação de neurotransmissores, como a dopamina, que está associada a sensações de prazer e recompensa.
“Quando temos boas lembranças, o cérebro fica feliz, liberando a dopamina e a serotonina, que fazem ele se sentir bem. Além disso, as lembranças boas reforçam as conexões celulares tornando a memória mais forte e vívida. Assim, quando pensamos em lembranças boas, nos sentimos alegres”, complementa a psicóloga Larissa Fonseca.
Benefícios das tatuagens de lembranças
De acordo com Larissa, as tatuagens de lembranças podem ser muito importantes para algumas pessoas por expressarem sentimentos e marcar uma memória especial.
“Ela torna-se um símbolo de transformação, motivação em diversos momentos ou até a elaboração em momentos difíceis como o luto”, aponta.
Guimarães concorda e afirma que a experiência de marcar a pele com um desenho que represente uma lembrança positiva pode estimular sentimentos de empoderamento, auto expressão e conexão com essas lembranças.
“O fato de homenagear alguém ou alguma situação com uma tatuagem, pode melhorar muito o estado mental. No entanto, é importante notar que cada indivíduo é único e o impacto de tatuagens de lembranças na saúde mental pode variar”, ele explica.
Contudo, o psicoterapeuta alerta que, apesar de algumas pessoas encontrarem conforto e satisfação nesse tipo de expressão no momento em que estão decididas a fazer a tatuagem, existe o risco de que essa sensação mude com o passar do tempo.
“Por isso, é sempre aconselhável considerar cuidadosamente as implicações emocionais e pessoais antes de tomar decisões permanentes, como fazer uma tatuagem”, ressalta o profissional.
E finaliza: “Se você estiver pensando em fazer uma tatuagem com o objetivo de melhorar a saúde mental, pode ser útil discutir isso com um profissional de saúde mental para obter orientação adequada”.