Identificar quais são os sintomas de ansiedade pode ser um desafio no dia a dia corrido. Muitas vezes, ligamos o piloto automático e não paramos para perceber as reações do corpo.
Mas reconhecer e nomear o que sente faz você criar um espaço para enfrentar essa situação. Ao perceber os sintomas de ansiedade, você pode tomar medidas para lidar com eles de maneira mais consciente e eficaz.
No entanto, a ansiedade pode se manifestar de diversas formas, e reconhecer esses sinais nem sempre é fácil. Por isso, a seguir, te contamos quais são os principais sintomas de ansiedade.
Se perceber que alguns são frequentes ou mesmo se tiver dificuldade para identificá-los, não deixe de procurar ajuda especializada;
Principais Sintomas de Ansiedade
Quando as coisas não vão bem, o corpo oferece muitos sinais, que muitas vezes passam despercebidos. Então, veja abaixo os principais sintomas de ansiedade que você deve ficar atento:
- Incômodo na região da barriga, pode parecer uma azia ou enjoo
- Dor de cabeça é um sintoma comum que pode ser facilmente confundido com outras condições.
- Corpo acelerado e oscilando entre cansaço e exaustão
- Sensação de estar sempre cansado, mas com o corpo em alerta
- Diminuição da concentração e do foco para executar tarefas do dia a dia
- Irritação, impaciência e mau-humor sem motivo aparente
- Pensamentos repetitivos, principalmente ligados a preocupações e medos
- Vontade de comer para se distrair, ou seja, usar a comida como uma forma de aliviar a ansiedade.
Sim, a ansiedade pode vir mascarada de dor, tensão, cansaço… mas de fome também. Por isso, é importante aprender e não confundir sinais de fome com sintomas de ansiedade.
Estratégias para lidar com a Ansiedade
Existem diversas estratégias que podem ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade. Veja algumas:
- Pausas na rotina: O primeiro passo é promover pequenas pausas durante seu dia dia para conseguir se ouvir e dar atenção às mensagens do seu corpo.
- Meditação: A prática regular de meditação, especialmente a Mindfulness, pode ajudar a acalmar a mente e reduzir a ansiedade. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda essa prática.
- Aromaterapia: Óleos essenciais, como Lavanda, Ylang Ylang ou Néroli, possuem propriedades calmantes, por isso ajudam a aliviar a ansiedade.
- Terapia Floral: Florais específicos, como Aspen, Mimulus, Red Chestnut e Impatients, podem dar o suporte emocional, coragem e confiança para lidar com a ansiedade.
Mas claro, nada disso serve como tratamento. São apenas auxiliares. Para tratar a ansiedade, você deve procurar ajuda psicológica. Confira aqui como fazer terapia gratuita (ou muito barata).
Luiza Camargo Mendes
Psicóloga, instrutora de Mindfulness e Mindful Eating, praticante de meditação e yoga, que encontrou no Mindful Eating um grande significado para sua atuação.
contato@luizacamargo.com.br