Como manter a rotina fitness em meio à correria de fim de ano
Confira dicas para não largar a prática de atividades físicas durante esse período
A gente sabe que manter a constância na prática de atividades físicas não é uma tarefa fácil — e, durante o fim de ano, com festas, compromissos e outras responsabilidades, isso pode ser ainda mais desafiador.
Mas é importante ter em mente que, por mais difícil que seja, exercitar o corpo durante esse período faz toda a diferença para conseguir encarar tudo com mais disposição e equilíbrio emocional e para não perder a conexão consigo mesmo em meio à correria.
Para não deixar de se movimentar durante o fim de ano, o melhor a se fazer é buscar estratégias simples e práticas que se encaixem na sua rotina. Confira a seguir as melhores dicas!
Como manter a rotina fitness em meio à correria de fim de ano
1. Combine atividades com diversão
Para estimular a motivação e se movimentar com mais prazer, uma das melhores dicas é combinar as atividades físicas com diversão. Que tal sair para correr com pessoas que você gosta? Ou então mexer o corpo enquanto escuta suas músicas favoritas e dança na sala?
Um estudo publicado no PubMed aponta que pessoas que se exercitam em grupo podem apresentar uma redução significativa do estresse e uma melhora em todos os indicadores de qualidade de vida.
2. Tenha equipamentos práticos à mão
A academia está fechada para o recesso, e agora? Tudo bem, você não precisa se desesperar! Ter alguns equipamentos em casa, como halteres, tapetinho, elásticos de resistência e bola suíça, pode te ajudar a se movimentar sem precisar sair do conforto do seu lar.
Agora, se você não tem esses acessórios em casa, saiba que é possível fazer um treino com o peso do próprio corpo. Exercícios como agachamentos, flexões, abdominais, prancha e polichinelos são boas opções.
3. Aproveite as oportunidades do dia a dia
Pequenas atitudes no dia a dia podem fazer toda a diferença para o bem-estar. Você não precisa passar horas e horas na academia ou se dedicar a longos treinos todos os dias.
Durante o fim do ano, quando tudo parece estar mais “acelerado”, incorporar movimentos simples na rotina pode ser suficiente para manter o corpo ativo.
Quer alguns exemplos? Aqui vai: caminhar após as refeições, optar pelas escadas em vez do elevador, alongar-se pela manhã, brincar com os pets, ir à pé ao mercado ou à padaria…
5. Estabeleça metas realistas para o momento
Fim de ano, agenda apertada, preparação para as festas, muitas coisas para resolver… Nesse cenário, é fundamental estabelecer metas fitness realistas para não se frustrar e não comprometer a sua disposição para os treinos.
Em vez de esperar treinos longos todos os dias, coloque como objetivo realizar sessões mais curtas — faça 15 a 20 minutos de exercícios, por exemplo.
4. Não se cobre (e nem se culpe!)
Muitas vezes, nesse momento, você não vai conseguir treinar com a mesma intensidade e frequência de outros períodos do ano — e não precisa se culpar por isso!
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





