Continua após publicidade

Qdenga: o guia completo sobre a vacina contra a dengue

Saiba como funciona, efeitos colaterais e as contraindicações do imunizante

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 17h36 - Publicado em 17 Maio 2024, 19h00

A vacina Qdenga (TAK-003) foi desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma para a prevenção da dengue. Ela é considerada um imunizante tetravalente, uma vez que protege contra os quatro sorotipos do vírus da doença: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

“A Qdenga utiliza uma versão enfraquecida do sorotipo DENV-2 como base e incorpora material genético dos outros três sorotipos, resultando em uma vacina capaz de estimular uma resposta imunológica abrangente para todos os sorotipos”, explica a Profa. Dra. Lizandra Guidi Magalhães, biomédica e professora na Universidade de Franca (UNIFRAN).

Como a Qdenga funciona?

Quando a vacina é administrada com os vírus atenuados, ela estimula o sistema imunológico a reconhecer e a responder contra os patógenos de um jeito controlado e seguro, ou seja, sem causar a doença.

Continua após a publicidade

“O sistema imunológico responde à vacina produzindo anticorpos específicos contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Esses anticorpos ajudam a proteger o indivíduo contra infecções futuras pelo vírus da dengue, neutralizando-o antes que ele possa se manifestar no organismo”, detalha a profissional.

Para garantir a eficácia da vacina Qdenga, é preciso tomar duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

Quem pode tomar?

A Qdenga é liberada para pessoas de 4 a 60 anos e, no Brasil, e está disponível no SUS e nas clínicas particulares. “Não há comprovação de segurança fora dessa faixa etária”, alerta a Dra. Clarissa Madruga, infectologista e professora do curso de Medicina do Centro Universitário de João Pessoa. Ela pode ser administrada tanto em pessoas que já pegaram dengue quanto naquelas que nunca foram infectadas.

Continua após a publicidade

Quais as contraindicações?

É importante lembrar que existem algumas contraindicações para esse imunizante. “Pessoas que têm alergia a qualquer componente da vacina não devem tomá-la, assim como gestantes. Ainda não existem dados suficientes sobre a segurança da vacina em mulheres grávidas e nem muitas informações sobre o potencial impacto no desenvolvimento fetal”, diz a biomédica.

“Indivíduos com sistemas imunológicos comprometidos devido a condições médicas ou uso de medicamentos imunossupressores também pode não ser elegíveis para a vacinação com a Qdenga”, completa ela.

Quais os efeitos colaterais?

Assim como outras vacinas, a Qdenga pode provocar alguns efeitos colaterais, que geralmente não são graves e melhorando rapidamente. A Dra. Clarissa lista os principais:

“Reações graves como anafilaxia e choque não foram registradas”, garante a infectologista.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.