O TikTok não cansa de surpreender e uma das tendências já antigas lançadas pela rede social tem um nome um tanto curioso: mewing. TEssa técnica não é nova – é uma homenagem ao seu “inventor”, um ortodontista britânico de 93 anos.
Mas vamos começar por partes.
O QUE É MEWING?
Mewing é uma técnica de correção da posição da língua na boca desenvolvida pelo ortodontista britânico John Mew. Esse profissional, que já é aposentado e tem mais de 90 anos, acreditava que as crianças poderiam ter dentes mais alinhados e hábitos de respiração melhores, ajustando a postura da língua na boca ao invés de passarem por tratamentos ortodônticos usuais (como cirurgias).
O foco de John Mew, de acordo com a revista Shape, eram exercícios que trabalhavam a postura oral e facial, porém, essa mesma filosofia fez com que ele perdesse o registro de ortodontista no Reino Unido “por má conduta e por ferir a imagem das práticas tradicionais da ortodontia”, segundo um artigo publicado no Journal of Oral and Maxillofacial Surgery.
COMO FUNCIONA O MEWING?
Vale notar, aqui, que a técnica apresentada no TikTok não se concentra na essência do mewing – a correção da arcária dentária e de problemas respiratórios – mas no efeito estético de refinamento da linha do queixo de forma quase instantânea, perfeita para vídeos rápidos e fotografias.
A ideia da técnica original é, com a boca fechada, descansar a língua apoiada no céu da boca, ao invés de “deitada” na parte de baixo. Manter a postura correta é o ponto principal porque, segundo a London School of Facial Orthotropics (fundada por Mew), essa posição abre espaço para os dentes crescerem e se alinharem naturalmente, e também aumenta o espaço ocupado pela língua na boca.
@azarialuvsu I literally thought the only option left was fillers #jawline #chiseledjawline #jawlinetips #mewing #doublechin
MEWING X LINHA DO QUEIXO: FUNCIONA?
Se não praticado da maneira correta, o mewing tem um efeito meramente estético e temporário. Manipular os músculos do rosto para alterar o seu formato não é nenhuma novidade, mas o efeito tende a passar uma vez que a pessoa “relaxa” a musculatura facial.
Mesmo que você pratique o mewing com regularidade, ainda assim os efeitos estéticos na linha do queixo serão temporários. Por outro lado, o que pode se manter por mais tempo são os resultados da prática que, no entanto, também podem se dissipar se a técnica não se tornar um hábito – afinal, tudo depende do fortalecimento da musculatura da região, que pode voltar ao “formato” inicial com a perda da prática.
Por outro lado, é importante notar, também, que o mewing tem riscos. O exercício pede que os dentes de cima e de baixo fiquem em contato o dia inteiro, o que pode causar desgaste ou danificar o esmalte. Além disso, pode causar dores na parte de trás do pescoço e na boca, além de desalinhar a mordida.