Você tem alguns minutos para dedicar somente a si durante o dia? A meditação guiada de 5 minutos, repetida todos os dias, pode ser a forma e o tempo suficiente para te ajudar a lidar com ansiedade, estresse, dificuldade de concentração, depressão e outros males.
Muitos de nós estamos sofrendo com essas questões, em maior ou menor grau. Mas não é por menos: somos constantemente estimulados por notícias, informações, publicidade, etc., e convivemos diariamente com (auto)cobranças, expectativas e desafios de toda sorte.
A seguir, falaremos mais sobre os benefícios da meditação nas nossas vidas, quanto tempo é necessário meditar para colher os benefícios da prática e ainda divido um passo a passo de uma meditação de 5 minutos.
Por que meditar?
Não podemos nos esquecer de que temos recursos internos para lidar com os desafios. Nosso corpo e mente trazem conhecimentos ancestrais (nosso DNA carrega uma inteligência de milhões de anos de evolução), além do “pacote” de recursos que desenvolvemos ao longo da vida.
As práticas meditativas são uma oportunidade de pausar o modo estressado da mente e do corpo, reconectando nossas diferentes habilidades e proporcionando um respiro para que nossa inteligência inata floresça e cuide de nós.
Por isso, ao meditar, o corpo vai naturalmente para um estado de autorregulação, e a mente descola dos pensamentos condicionados e reencontra seu potencial de centramento e clareza.
Meditação guiada de 5 minutos é suficiente?
Não existe uma fórmula. O melhor tempo é aquele que você dedica de verdade. Mais valem 5 minutos de prática comprometida do que meia hora de meditação por obrigação e sem vontade.
No entanto, assim como as plantas crescem se forem bem cuidadas, os benefícios da meditação se mostrarão conforme nos dedicarmos à prática.
Se você tiver apenas 5 minutos, comece meditando por este tempo, pois é um tempo possível de dedicação, mesmo se você tem uma vida corrida e que já pode trazer os primeiros benefícios.
Quando conseguir fazer duas pausas ou mais por dia, aproveite também. A soma desses momentos fará diferença e incentivar a continuar praticando, até aumentar naturalmente o tempo dedicado a esta prática.
Vídeo: meditação guiada 5 minutos
Passo a passo: meditação guiada de 5 minutos
Ao escolher fazer esta meditação guiada para ansiedade de 5 minutos, reserve um tempo do seu dia, desligando as notificações e avisando as pessoas em volta que você estará em silêncio durante esse tempo.
Escolha um lugar o mais tranquilo possível e tome as providências necessárias para não ser interrompido durante a prática.
Se quiser, você pode usar essa meditação para dormir em 5 minutos. Basta organizar tudo antes de dormir e, então, seguir o mesmo passo a passo a seguir.
De qualquer forma, o mais importante é praticar, independentemente do horário que você quiser e puder fazer.
1Sente-se na cadeira, apoiando bem os pés sobre o chão.
Procure identificar os pontos de maior tensão no corpo e permita que essa região se solte a cada expiração. Lembre-se de que agora você não precisa resolver nenhum problema: este é seu momento de pausa restauradora.
Permita que os braços se soltem, apoiando as mãos sobre o colo como for mais confortável.
Escolha se vai fechar os olhos ou mantê-los abertos, porém, relaxados.
3Solte levemente a mandíbula, permitindo que os lábios e a língua relaxem. Sugira um leve sorriso. Faça algumas respirações profundas e completas, permitindo em seguida o fluxo espontâneo da respiração.
Ao final da prática, perceba como você se sente. Quais são as sensações no corpo, como está seu estado mental, qual o sentimento preponderante.
Reconheça como é importante fazer pausas assim, lembrando que se trata de um cultivo diário. Dia a dia, persistindo, você provavelmente notará mudanças palpáveis.
Rita Kawamata
Instrutora de mindfulness formada pela MTI. Membro da rede Abramind. Desde 2014 ofereço programas de mindfulness, mindful eating, palestras, workshops e aulas para adultos, jovens, comunidades, corporações.
rita.meedita@gmail.com