Não é nenhuma novidade que a meditação tem uma série de benefícios para o corpo e a mente. Mas assim como o ioga, são tantas vertentes e formatos que é difícil saber qual experimentar primeiro. Entra aí a meditação de escaneamento corporal, que faz, como diz o nome, uma checagem completa do seu corpo em busca de tensões, sensações e dores.
Por que tentar a meditação de escaneamento corporal?
Assim como a meditação tradicional, o escaneamento corporal, quando feito adequadamente, traz muitas vantagens a longo prazo. Algumas delas são:
- Melhorar a qualidade do sono
- Aliviar o estresse e a ansiedade
- Desenvolver a auto-compaixão
- Diminuir dores
E por que isso acontece? Quando o assunto é o sono, por exemplo, muitas pessoas apresentam dificuldade de dormir porque deitam com a cabeça cheia de preocupações, já em um estado ansioso. O escaneamento corporal, assim como muitas meditações, coloca o foco no próprio corpo, aterra essas sensações e, segundo a Academia Norte Americana de Pediatria, melhora a insônia.
Já quando o tópico são as dores, a meditação não é um remédio que acaba com esse desconforto, mas gera um nível de consciência e atenção em relação ao próprio corpo que alivia essas sensações. Se você já sentiu uma dor intensa, sabe como é impossível pensar em qualquer outra coisa. A meditação ao mesmo tempo que reconhece o desconforto físico também dá a ele novo significado.
Como fazer o escaneamento corporal?
A maneira mais fácil de entender o escaneamento corporal é como se ele fosse um raio-X do seu corpo. Para fazê-lo, não é preciso muito. Você pode seguir os passos abaixo:
- Acomode-se confortavelmente: seja sentada ou deitada, busque uma posição confortável.
- Concentre-se na respiração: observe o ritmo e a sensação envolvida em inspirar e expirar.
- Escolha um ponto de partida: como estamos fazendo um escaneamento do corpo, escolha um ponto para começar, podem ser os seus pés ou o topo da cabeça, a mão esquerda ou direita.
- Preste atenção: a partir de agora, aumente o seu nível de consciência e concentração nessa parte do corpo. Observe as suas sensações.
- Reconheça: caso perceba dores ou sensações de raiva, injustiça ou tristeza, não brigue com elas nem tente sumir com elas. Ao contrário, reconheça que estão ali e deixe que passem.
- Respire: durante todo o processo, não esqueça de respirar!
- Desapegue: depois desse reconhecimento, desapegue dessa parte do corpo e das suas sensações e concentre-se na próxima. Se você começou pela cabeça, o próximo passo seria concentrar-se no pescoço.
- Visualize: quando passar por todas as partes do corpo, é o momento de buscar a visualização completa dele. Deixe essa visão geral assentar.
- Retorne: lentamente, volte o foco para a sua respiração, depois para os seus arredores e saia da posição no seu tempo.
Durante o escaneamento, perceba pensamentos que tiram a sua atenção do que está acontecendo e busque deixá-los passar – você não precisa se prender ou apegar-se a eles agora. Caso isso aconteça, não se preocupe, é normal. Basta notar que isso aconteceu e retomar o foco.
Torne a meditação um hábito
Pode acontecer de você perceber resultados imediatos. Outros serão vistos apenas com o tempo. De qualquer maneira, o principal é tornar a meditação de escaneamento corporal um hábito para que a consciência adquirida não se perca com o fim da prática.
Pense na meditação como um exercício para a sua mente. Assim como o seu corpo precisa de atividades, com a sua mente é a mesma coisa. Quanto mais você exercitá-la, mais “em forma” ela fica e maiores os benefícios! Se você procura foco, tranquilidade para lidar com as adversidades e compaixão, esse, definitivamente, é o caminho.