A masturbação é uma das melhores formas de resgatar a libido — e funciona como coadjuvante no tratamento da autoestima.
Isso porque, enquanto muitas mulheres colocam na pessoa parceira a responsabilidade por lhes darem prazer, conseguir exercer esse papel dá uma autonomia que nos faz nos sentirmos melhor. Quando a mulher consegue alcançar o orgasmo e tem libido, ela fica mais feliz, confiante e bem-resolvida.
1
Antes de agir, estimule o desejo
O desejo feminino não deveria começar a ser estimulado apenas no momento de fazer amor (ou se masturbar).
Muita gente acha que quando ficamos lubrificadas já estamos prontas para o sexo. Mas a lubrificação é apenas um dos fatores de excitação.
Da mesma forma que, ao seduzir alguém, você fica “subindo pelas paredes”, também é possível fazer isso sozinha. Portanto, antes de se masturbar, crie um clima de sedução e envolvimento com você mesma. Você pode vestir uma lingerie que a faça se sentir bonita. Pode também colocar uma música sensual e começar a dançar de forma envolvente, deixando seu corpo fluir. Deixe sua sensualidade aflorar.
Outras mulheres podem começar este “aquecimento” lendo um conto erótico, ou preparando um banho especial. Passe creme hidratante pelo seu corpo, prestando atenção nesse carinho que você mesma se faz.
2Não vá direto ao ponto
Explorar as preliminares é importante, mesmo quando o sexo é feito com você mesma. Quanto mais tempo de desejo e excitação você der ao seu corpo, explorando todos os seus sentidos, mais propensão terá de chegar a um poderoso orgasmo.
Portanto, ao invés de tocar diretamente o clitóris para atingir o prazer, comece explorando diferentes partes de seu corpo. Por exemplo, o interior das coxas, os lábios vaginais, o pescoço, os seios. Brinque de percorrer essas partes, estimular arrepios nos lugares que gosta de ser tocada.
Ao invés de buscar o orgasmo logo de cara, prolongue este caminho. Aumente seu desejo cada vez mais, fique resistindo até não aguentar mais.
3
Fuja do “ritualzinho do orgasmo”
A maioria das pessoas costuma ter um “ritualzinho” para fazer sexo ou se masturbar. Por exemplo, algumas só conseguem se excitar com um vibrador ou se tocando sempre da mesma forma. Isso, com o tempo, condiciona o corpo a uma única forma de ter prazer.
Portanto, é preciso mudar esses padrões, para que você explore de forma mais intensa o seu prazer. Entre as dicas de masturbação feminina, esta traz a ideia de reprogramar sua mente com novos estímulos e novidades.
Uma boa estratégia é substituir o estímulo que quer mudar por outro tão estimulante quanto. Por exemplo, se você costuma somente atritar o clitóris quando se masturba, experimente explorar o estímulo clitoriano com o estímulo vaginal de penetração. Enquanto você toca o seu clitóris com uma mão, pode introduzir os dedos no canal vaginal com a outra, ou mesmo um vibrador.
Pode ser que no começo você não atinja o mesmo prazer de antes e não seja tão satisfatório. Afinal, seu corpo ainda estará viciado naquela velha forma. Mas insista em repetir algumas vezes, até que seu corpo crie novas conexões neurais em relação à sua masturbação, despertando o prazer por meio desses novos estímulos sexuais.
4Leve brinquedos para a cama
Entre as dicas de masturbação feminina, também cito o uso de brinquedos sexuais. Experimente usar alguns brinquedos eróticos na masturbação, de acordo com suas preferências.
Se quiser optar por algo mais simples, uma simples pluma percorrendo todo seu corpo pode aumentar e muito as sensações de prazer.
Você também pode se masturbar usando o espelho para se ver explorando o próprio corpo. Assim, você também ressignifica a aceitação de sua própria imagem.
5Provoque arrepios
Brincar de arrepiar o corpo é uma ótima sugestão entre as dicas de masturbação feminina. É uma forma de ativar mais rapidamente toda fisiologia sexual. E essa tática, claro, pode ser feita tanto sozinha como acompanhada.
Você pode estimular este arrepio de diversas formas:
- passando as unhas de leve em todo corpo
- com plumas
- assoprando a pele
- alternando entre sopros e vapor com a boca (como quando vai embaçar o vidro)
- beijos por todo corpo
- com gelo
- alternando sensação de quente e frio na pele. Por exemplo, usando uma vela de massagem e variando com o toque de gelo pelo corpo. Estes contrastes de sensações também excitam.
A brincadeira é arrepiar, para aumentar o desejo.
Roberta Struzani
Terapeuta especializada em sexualidade e saúde ginecológica. Realiza atendimentos presenciais e online focados no autoconhecimento, na elevação da autoestima e na saúde do aparelho reprodutor feminino. Sua principal ferramenta de trabalho é o Pompoarismo.
fisioterapia.roberta@gmail.com