A sexualidade feminina ainda precisa evoluir muito para deixar de ser um tabu, porém, podemos começar falando de um ponto importante e que interfere diretamente na vida sexual da mulher: a lubrificação feminina.
O QUE É LUBRIFICAÇÃO FEMININA
“A lubrificação feminina nada mais é do que um líquido que lubrifica o canal vaginal e a vulva”, explica Natália Cavalcante, especialista em produtos eróticos e prazer feminino da Diversão e Amor. “Ela é composta pela secreção da parede vaginal, pelo muco do colo uterino e pelo fluido que sai de glândulas internas. A lubrificação deixa a relação sexual mais prazerosa e evita que a fricção possa machucar a região íntima – que tem a pele supersensível.”
QUAL É A FUNÇÃO DA LUBRIFICAÇÃO FEMININA
A função desse fluido vaginal é proteger a vulva e a vagina, além de reduzir a fricção durante a atividade sexual. A lubrificação natural da vulva está ligada ao desejo sexual, mas também diz respeito à proteção do canal vaginal e à facilitação na hora da penetração.
“No entanto, algumas mulheres não possuem lubrificação natural o suficiente, por diversos motivos, como hormonais ou emocionais“, explica a profissional. “Para evitar sangramentos ou ardência, existem lubrificantes que ajudam e proporcionam muito prazer durante a relação. Mas se você sente esse desconforto ou algum dos sintomas, recomendamos procurar também um médico, pois existem opções de tratamento aliadas ao uso de produtos como o lubrificante.”
Lubrificante Sabor Algodão Doce à Base de Água
Lubrificante vaginal à base de água, com sabor de algodão-doce. Colabora para a lubrificação local e melhora a relação sexual.
LUBRIFICAÇÃO FEMININA: O QUE PODE IMPEDIR?
A falta de lubrificação vaginal pode ser causada por vários fatores, desde questões hormonais, como a menopausa, até situações de estresse, o ciclo menstrual, uso de medicamentos, infecções e pouco estímulo sexual durante a relação.
“Neste último caso, o uso de sextoys como vibradores ou sugadores podem ser bons aliados para o autoconhecimento sexual da mulher”, explica. Nos demais, é importante buscar a ajuda e a avaliação de um médico ginecologista.
A falta de lubrificação, segundo Natália, pode gerar muito desconforto na hora do sexo e até machucar, já que essa é uma região muito sensível. Por isso, se você tiver problemas de ressecamento vaginal, é importante procurar um especialista para tratar o problema.
“Pessoas mais velhas ou que tenham alguma condição de saúde que interfere na produção de hormônios também podem precisar de uma lubrificação a mais na hora do sexo”, continua Natália. “O gel lubrificante, além de tornar a relação sexual mais prazerosa, também impede o desconforto na região íntima.”
Gel Lubrificante Íntimo Jontex Neutro
Um gel lubrificante sem sabor, que colabora para a lubrificação íntima, proporcionando mais conforto durante a relação sexual. Possui efeito deslizante, diminuindo os riscos de rompimento do preservativo e melhorando a experiência sexual.