Continua após publicidade

Fisiculturista brasileira é internada com desidratação severa após pódio nos EUA

Especialistas falam sobre os principais sintomas da desidratação

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 17h28 - Publicado em 16 out 2024, 20h00

Na segunda-feira (14), a fisiculturista brasileira Eduarda Bezerra, de 25 anos, foi internada devido à desidratação severa. Ela foi hospitalizada após receber o prêmio de terceiro lugar na categoria Wellness no Mr. Olympia, que aconteceu nos Estados Unidos. Bezerra já recebeu alta e se recuperou do problema.

Nas redes sociais, a brasileira explicou o que aconteceu, afirmando que não descansou após o evento e que sentiu calafrios e febre.

“Eu estava me sentindo muito mal. Sentindo muito calafrio e febre. Não estava conseguindo tomar água e me hidratar bem. Sofri uma desidratação severa, tive muita febre, cheguei a 40º C e tive que vir para a emergência”, relatou.

“Foi muito puxado o pós-campeonato, eu realmente não descansei. Fui para estandes, feira, e saí com as minhas amigas, porque também mereço aproveitar um pouco depois de 11 meses vivendo em preparação. Eu sabia que poderia ter uma consequência sobre o cansaço físico dessa preparação, que foi bem puxada”, completou ela.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Uma publicação compartilhada por Integralmedica ® (@integralmedica)

Sintomas de desidratação que você deve prestar atenção

O volume de líquido que devemos tomar diariamente varia de acordo com o peso da pessoa. Uma mulher de 62 quilos, por exemplo, precisa de 2.170 mililitros de água por dia.

“E é claro que existem condições que podem alterar a demanda. Como nas situações em que ficamos muito expostos ao sol, praticamos atividades físicas ou até em casos de queimaduras”, afirma o endocrinologista Renato Zilli, do Hospital Sírio Libanês.

Os principais sintomas da desidratação são:

Em casos mais graves, pode acontecer a queda da pressão arterial e desmaios. Entretanto, não é preciso chegar nesse nível para notar a desidratação. Preste atenção nos seguintes sinais:

Sonolência

“Em um quadro de desidratação, perdemos sais minerais e líquidos orgânicos, o que consequentemente também diminui o volume do sangue”, diz Nívea Bordin, nutróloga da Clínica Leger.

Com menos sangue, o transporte de oxigênio pelo corpo é afetado, prejudicando a absorção de nutrientes e desencadeando fraqueza e sonolência.

Suor de menos

A diminuição do suor pode indicar que você não está bebendo água o suficiente. “Inclusive também é comum ter olhos, boca e mucosas mais secas”, afirma a nutróloga.

Xixi escuro

Xixi muito escuro pode ser causado pelo uso de alguns tipos de medicamentos, mas também é um forte indício de desidratação”, conclui o endocrinologista.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.