Como ter mais energia para encarar o fim de ano?
Está se sentindo cansado nesta reta final de 2025? Veja cuidados que podem contribuir para a melhora da disposição
O fim de ano é uma época em que muitas pessoas se sentem mais cansadas e com a energia lá em baixo. Durante este período, é comum sentir uma queda na disposição, afinal, o corpo já acumulou o peso de meses de rotina intensa e, agora, ainda tem que encarar a correria típica de dezembro.
A boa notícia? Dá para melhorar essa situação com algumas dicas práticas que ajudam a recuperar o ritmo. Confira a seguir as principais recomendações!
Como ter mais energia para encarar o fim de ano?
1. Mantenha o corpo ativo
A gente sabe que manter a prática regular de atividades físicas durante o fim de ano pode não ser uma tarefa fácil. No entanto, é importante tentar encontrar maneiras de se movimentar mesmo em meio ao caos desta época.
Esse cuidado, quando realizado de forma consistente, ajuda a cuidar do bem-estar físico e mental, colaborando para a melhora da disposição.
“Tente incorporar pelo menos 30 minutos de exercícios, como caminhada, corrida, ioga ou natação, na sua rotina diária”, sugere Priscila Conte Vieira, psicóloga e colunista de Boa Forma.
2. Coma bem
A sua dieta desempenha um papel fundamental na energia do corpo. Quando você aposta em uma alimentação saudável e balanceada, fornece os nutrientes essenciais para o funcionamento adequado do organismo, garantindo, assim, um combustível mais estável ao longo do dia.
“Evite o consumo excessivo de cafeína e alimentos processados, e opte por uma dieta equilibrada rica em frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais”, orienta.
3. Gerencie o estresse
O estresse é um dos principais males da vida moderna. E, durante o turbilhão de fim de ano, algumas pessoas podem sentir uma piora nesse problema — que atrapalha (e muito) a energia e a disposição para encarar o dia a dia.
Pequenas atitudes já fazem a diferença: praticar exercícios de respiração, realizar alongamentos, fazer caminhada por alguns minutos, dedicar tempo ao que gosta, meditar… Encontre aquilo que te traga um alívio e que ajude a desacelerar o corpo e a mente.
4. Organize o seu tempo
A sobrecarga durante o fim de ano pode trazer uma sensação de falta de controle sobre a rotina — o que deixa tudo mais cansativo e exaustivo. Mas lembre-se: “dar conta de tudo” é uma expectativa irreal e que só aumenta a pressão em cima de você mesmo.
Uma das dicas da psicóloga para conseguir lidar com as tarefas de um jeito mais equilibrado é organizar o seu tempo com realismo e livre de culpa.
“Organize suas tarefas e crie um cronograma realista. Priorize suas atividades de acordo com sua importância e urgência. Isso ajuda a reduzir a ansiedade relacionada a prazos e responsabilidades.”
5. Reduza o uso de telas eletrônicas
O uso exagerado de telas eletrônicas pode roubar a sua energia mental e piorar a qualidade do seu descanso. Estudos mostram que dispositivos como celulares, computadores, televisões e tablets, quando utilizados de forma excessiva, são grandes vilões do foco, da produtividade e do sono.
“Reduza o tempo gasto em dispositivos eletrônicos, especialmente antes de dormir. A exposição constante a telas pode aumentar a ansiedade. Reserve um tempo para desconectar e relaxar, permitindo que sua mente descanse”, conclui a psicóloga.





