Lidar com o fluxo dos hormônios femininos durante todo do mês não é fácil. Somente isso é suficiente para que muitas mulheres sofram com cansaço e outras mudanças no corpo. No entanto, durante o período menstrual, a situação pode se tornar ainda mais desafiadora e, nesse momento, o esgotamento pode ser intenso a ponto de a mulher não ter energia para trabalhar ou fazer atividades cotidianas. Essa sensação é conhecida como fadiga menstrual.
Além do mau humor, inchaço e dores de cabeça, a fadiga menstrual é um dos sintomas que vêm com a menstruação. De acordo com o Dr. Patrick Bellelis, ginecologista e colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, o cansaço excessivo é comum e acontece por uma série de motivos.
Algumas causas para a fadiga menstrual não são controláveis, mas outras podem ser prevenidas. “Nosso organismo reage à forma como o tratamos. Se não ingerimos as vitaminas necessárias e não damos a ele o devido descanso, ele irá reclamar. Uma alimentação rica em nutrientes é recomendável para qualquer pessoa durante todo o mês, porém para as mulheres é ainda mais importa, especialmente durante o período menstrual“, afirma ele, destacando que o acompanhamento médico também é necessário.
A seguir, saiba quais são as principais razões da fadiga menstrual. Veja:
POR QUE ME SINTO CANSADA DURANTE A MENSTRUAÇÃO?
1Baixos níveis de estrogênio
Nesse período, acontece a diminuição do estrogênio, um hormônio sexual feminino, e, como consequência, surgem alguns sintomas, entre eles, fadiga, irritabilidade, cólica, inchaço, distúrbios do sono e aumento do apetite. Esses desconfortos podem durar até que os níveis comecem a subir novamente, já no final da menstruação.
2Sangramento intenso
A fadiga pode ser provocada por um sangramento uterino anormal, ou até mesmo um sangramento mais intenso. As causas dele incluem miomas, pólipos ou desequilíbrio hormonal. Este último pode levar a um desenvolvimento excessivo do endométrio (tecido que reveste o útero e se desprende durante a menstruação), desencadeando sangramentos menstruais mais fortes.
3Anemia
A anemia, condição que pode ser ocasionado por sangramento excessivo ou ingestão inadequada de ferro, se dá quando o corpo carece de glóbulos vermelhos saudáveis que ajudam a transportar oxigênio para outros tecidos do corpo.
4Dieta pouco saudável
Comer alimentos pobres em nutrientes pode colaborar para a fadiga menstrual. O ginecologista indica o consumo de alimentos ricos em ferro, proteína, ômega-3, magnésio e cálcio, com propriedades anti-inflamatórias.
5Dormir mal
Além de contribuir para a fadiga menstrual, dormir mal aumenta as chances de doenças cardíacas, pressão alta, diabetes, derrame, depressão e obesidade. Durante a menstruação, as dores e as variações de humor podem atrapalhar o horário sono, mas é fundamental tentar tirar uma soneca sempre que possível.