Tudo o que todo mundo mais quer é deitar na cama e imediatamente cair no sono. No entanto, nem sempre as coisas acontecem dessa maneira. Na verdade, é bastante comum colocarmos a cabeça sobre o travesseiro e passar boa parte da noite girando de um lado para o outro, na esperança de dormir em algum momento.
Entra, aí, uma técnica do TikTok, que você pode ver pelo vídeo abaixo, que mostra uma prática de meditação ativa para ajudar o corpo a relaxar e, como consequência, cair no sono mais rapidamente. A ideia é relaxar conscientemente cada parte do corpo, até que esteja em um estado tão tranquilo que inevitavelmente adormece.
@justin_agustin Technique to falling asleep in 2 minutes! Insp. AsapSCIENCE on YT #sleep #fallasleep #insomnia #insomniac #learnontiktok #howto
A TÉCNICA FUNCIONA?
Em partes.
Para começar, “sugerir às pessoas uma espécie de ‘esvaziamento’ da mente, pedindo para que elas não pensem em nada de estressante, é algo muito difícil”, diz Ingrid Teixeira, médica especialista em medicina integrativa. “O que leva as pessoas a não conseguirem dormir de forma rápida e adequada é justamente a dificuldade de acalmar a mente e controlar o volume de pensamentos que vêm à tona ao deitarmos.”
Por isso, Ingrid explica que a técnica do vídeo funciona parcialmente. A primeira parte, em que te direciona a relaxar os músculos é bastante eficaz porque foca em direcionar o pensamento, em vez de esvaziá-lo, fazendo com que a gente pensa na musculatura. Isso distrai a cabeça como uma meditação.
A segunda parte, no entanto, de dizer a si mesmo “não pense” ou se imaginar em outro lugar pode ser bem difícil e ter o efeito contrário. Uma vez que você está se obrigando a não pensar no que te estressa é que aquele pensamento vai aparecer — e ainda com um adicional de culpa, já que você vai se sentir mal por não estar conseguindo.
COMO DORMIR MAIS RÁPIDO?
Além de tentar técnicas de meditação (como a de escaneamento corporal, citada no video), é importante respeitar o ciclo circadiano, que está relacionado ao ciclo do Sol, ou seja, acordar próximo ao nascer do sol e começar a desconectar e a relaxar quando ele se põe.
“Na prática, isso significa se expor menos à luz branca durante a noite. Quando o sol se por, coloque uma luz mais escurinha e evite telas e atividades que demandem produção de energia”, diz a médica.
“Outras formas de acalmar a mente e acelerar o processo de adormecer são fazer acupuntura e tomar chás sem cafeína (como melissa, camomila, valeriana e capim-limão).”
Até mesmo a sua alimentação pode ser um fator: durante o lanche da tarde, por exemplo, é interessante consumir alimentos ricos em triptofano, como banana, cacau e aveia, que ajudam na produção de melatonina.
Ao contrário, consumir muita proteína animal tem o efeito oposto, já que o seu processo de digestão é mais longo e isso pode dificultar o sono. “Dê preferência a comidas mais leves, como legumes, verduras e frutas”, aconselha.