Se você menstrua, talvez já tenha percebido que não só de cólicas e alterações de humor vive um ciclo menstrual: o período também interfere na saúde do seu intestino, e é muito comum sofremos com a chamada diarreia menstrual.
Sim, é isso mesmo: não é incomum que o intestino “solte” logo no primeiro dia da menstruação, como uma resposta do organismo à descarga de hormônios que marcam, também, o início do período menstrual propriamente dito. E isso, claro, tem uma explicação:
“O mais comum é que entre a ovulação e a menstruação o intestino fique mais preso (porque nessa fase predomina a progesterona – efeito parecido com a gravidez), e, no período menstrual, pela ação de mediadores inflamatórios, ocorra amolecimento ou até diarreia”, diz o Dr. Igor Padovesi, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein.
A menstruação é um fenômeno inflamatório, que envolve a produção e a liberação de substâncias de inflamação chamadas prostaglandinas. Para algumas mulheres, o aumento dessas substâncias no sangue pode soltar o intestino – eis aí a diarreia menstrual.
Aliás, como essa é uma resposta natural do organismo de cada mulher, é praticamente impossível evitar que essa alteração intestinal aconteça. No entanto, o uso de métodos contraceptivos hormonais contínuos, sem pausas, que suspendem a menstruação, podem fazer com que essa alteração não ocorra.
DIARREIA MENSTRUAL X DIARREIA COMUM
Seja por falta de atenção ao próprio ciclo, seja por qualquer outro motivo, pode acontecer de um episódio de diarreia menstrual assustar ou gerar preocupação. Por isso, é importante ter em mente as diferenças entre uma diarreia momentânea e outra mais séria.
“A diarreia da menstruação não costuma ser intensa (pode ser só um amolecimento das fezes), nem conter sangue ou muco, nem causar febre ou dor abdominal. Esses são sinais de alerta para outra condição”, explica o médico.
INTESTINO PRESO DURANTE A MENSTRUAÇÃO: O QUE FAZER?
Bom, já deu para perceber que alterações intestinais vão acontecer no período menstrual. A questão é saber como lidar com elas. No caso do intestino preso (que costuma acontecer no período pré-menstrual), a condição pode se prolongar por conta dos motivos listados acima, por isso, vale entender como revertê-la:
“Melhorar a alimentação (mais rica em fibras e lactobacilos), fazer atividade física, aumentar a hidratação – são medidas básicas para melhorar o hábito intestinal”, continua o médico. “Também é possível usar medicamentos como probióticos e fitoterápicos, antes de usar laxantes.”
INTESTINO SOLTO DURANTE A MENSTRUAÇÃO: O QUE FAZER?
Por outro lado, se o seu intestino solta durante a menstruação e continua dessa forma, é bastante importante procurar um médico para investigar o quadro. De acordo com o Dr. Igor, é bem possível que essa diarreia esteja sendo causada por outra condição – o mais comum são as viroses e intoxicações alimentares, que tendem a ser autolimitadas.