Focar no aqui e no agora. É o que prega o mindfulness, técnica de meditação que parece simples, mas pode ser um tanto complicada de adotar – especialmente para quem vive estressada, ansiosa e cumprindo um monte de tarefas ao mesmo tempo.
Estudos já mostraram que ela é capaz de aliviar a tensão e até contribuir para a perda de peso. Além disso, pode ser importante para o controle emocional. É o que demonstra um trabalho da Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, publicado em setembro de 2016 no periódico Frontiers in Human Neuroscience.
Mas é preciso ir aos poucos, já que leva um tempo para dominar o mindfulness. Se você também tem dificuldade em saber por onde começar, aqui vão algumas dicas:
Como começar a praticar mindfulness?
1- Não se obrigue a relaxar logo de cara
Relaxamento pode ser uma consequência do mindfulness, mas não o objetivo principal. Estamos simplesmente sendo, apenas nos percebendo, não precisamos FAZER nada nem buscar estado nenhum durante a prática (meditação).
2- Não se culpe por não conseguir “esvaziar” a mente
Todos nós pensamos, somos seres humanos. Esvaziar a mente é impossível! Deixe os pensamentos passarem, como se fossem nuvens no céu, não se apegue ao conteúdo deles. Como fazer isso? Trazendo a atenção para a sua respiração, que te ancora no momento presente novamente.
3- Deixe os preconceitos de lado
Mindfulness, como falamos antes, é para todo mundo: crianças, adultos, idosos, estressados, céticos e por aí vai…
4- Lembre-se que não existe certo e errado
Muitos falam “Minha meditação não foi boa hoje, minha mente estava muito agitada, não conseguia entrar na meditação.” Não se cobre, não temos que “entrar” em lugar nenhum, isso é muito importante. Perfeito, você percebeu como foi a sua experiência, percebeu seu corpo, sua mente, sua respiração, é só isso. Simples, né? Trazer a atenção de volta para o presente é a musculação que nosso cérebro precisa fazer.
5- Respire normalmente
Apenas perceba como está a sua respiração nesse momento, não precisa mudar nada.