Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Anticoncepcionais podem atrapalhar ganho muscular? Entenda a relação

Entenda como esse método pode afetar o processo de hipertrofia

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 26 ago 2025, 11h52 - Publicado em 25 ago 2025, 14h00
anticoncepcional atrapalha ganho de massa muscular
Tomar anticoncepcional pode prejudicar o ganho de massa muscular? | (jcomp/Freepik)
Continua após publicidade

O uso de anticoncepcionais hormonais pode comprometer o ganho de massa muscular. Entretanto, é importante lembrar que esse efeito pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com fatores como sensibilidade individual, as doses de progesterona e estrogênio e a forma de administração do método.

Para esclarecer as principais dúvidas a respeito dos impactos dos anticoncepcionais hormonais na hipertrofia, Boa Forma conversou com a Dra. Gabriela Rossmam, especialista em emagrecimento e reposição hormonal. Continue a leitura para entender mais!

Por que anticoncepcional hormonal pode prejudicar o ganho de massa muscular?

De acordo com Rossmam, alguns estudos mostram que pessoas que utilizam anticoncepcionais combinados podem ter uma menor taxa de síntese proteica após a prática de atividades físicas, o que pode afetar o processo de construção muscular.

“Além disso, os anticoncepcionais causam a redução nos níveis de testosterona livre, afetando o desempenho, a recuperação e a hipertrofia”, completa a médica.

Os anticoncepcionais hormonais também podem impactar o perfil inflamatório e aumentar a resistência insulínica. “Esse é outro fator que pode influenciar negativamente o ganho de massa magra”, diz.

Continua após a publicidade

Para escolher entre as opções de métodos contraceptivos disponíveis,  é fundamental contar com a orientação de um médico, que vai avaliar os objetivos individuais, o histórico de saúde, possíveis contraindicações e até mesmo rotina de treinos e alimentação.

“A orientação de um médico é indispensável para avaliar as diferentes opções de contraceptivos de forma individualizada, considerando não apenas a intenção de ganhar músculos, mas também o quadro de saúde geral do paciente”, diz.

“Para quem busca hipertrofia, podem ser recomendados métodos que não mexem no eixo hormonal, por exemplo, DIU de cobre ou prata, ou aqueles que têm menor dose hormonal”, finaliza ela.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.