O ator Alexandre Nero, que interpreta o personagem Stenio na novela “Travessia”, da TV Globo, confirmou que recentemente sofreu com cálculos renais, condição popularmente conhecida como pedra no rim.
Confira:
O que são os cálculos renais?
De acordo com a médica nefrologista Dra. Caroline Reigada, especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, existem fatores de risco para a formação das pedras nos rins, por exemplo, obesidade, pressão alta e diabetes.
“Os cálculos tendem sempre a se repetir. O paciente pode necessitar de diversas intervenções cirúrgicas e internações, reduzindo sua qualidade de vida, levando ao absenteísmo no trabalho e até a quadros de dor crônica, quando os cálculos não são devidamente tratados/investigados”, explica.
Ela ainda afirma que há diversos tipos de cálculos: de cálcio, de ácido úrico, de estruvita, de medicamentos e de cistina. “Saber exatamente do que é feito o cálculo renal fará toda a diferença para o tratamento direcionado contra a sua formação”, diz a médica.
Representando 90% dos casos, o cálculo de cálcio é o mais comum, podendo ser oxalato de cálcio (75%) ou fosfato de cálcio (15%).
“A baixa ingesta de água e de cálcio (isto mesmo, ingerir pouco cálcio) são fatores que levam a este tipo de cálculo”, alerta a médica. “Não corte o cálcio de sua dieta (leite e derivados). Estudos já comprovaram que a falta de cálcio na dieta pode estimular a formação de pedras e que, ao contrário do que se pensava, o paciente com cálculo deve ingerir uma quantidade normal de alimentos com cálcio por dia”, acrescenta.
Como se formam?
Os cálculos renais se formam quando há excesso de alguma substância na urina, como cálcio, oxalato e ácido úrico (originando cristais). A falta de citrato na urina também pode gerar esse problema, pois o citrato é considerado um protetor contra a formação de pedra no rim.
“Tudo isto pode ocorrer quando o pH (acidez) da urina se modifica. Além disso, quando ingerimos pouca água, urinamos pouco. Logo, esses cristais ficam saturados na urina, formando os chamados cálculos”, conta a especialista.