Continua após publicidade

8 maneiras de lidar com a depressão de Natal

Apesar de ser tido como um feriado alegre, ele pode ser bem difícil para algumas pessoas

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 out 2024, 16h30 - Publicado em 24 dez 2022, 09h50
depressão de natal
 (PeopleImages/Getty Images)
Continua após publicidade

A temporada de férias pode desencadear depressão por vários motivos. Você pode não conseguir voltar para casa nas férias ou pode estar em uma situação financeira difícil, entre outros “problemas”. Se você está passando por um momento difícil, pode ser difícil ver outras pessoas com alegria extra em suas vidas.

Essas tristezas podem ser especialmente opressoras durante um período de mudança. Além disso, o Natal e o Réveillon costumam apresentar demandas desafiadoras, desde festas intermináveis ​​até obrigações familiares. Esses eventos podem vir com níveis mais altos de estresse.

Se você está lidando com sentimentos de estresse ou depressão, saiba que não está sozinho. Existem maneiras de gerenciar seus sintomas e obter a ajuda de que você precisa.

SINTOMAS DA DEPRESSÃO DE NATAL

Você pode estar passando por um surto de depressão sazonal se sentir que atividades simples são mais difíceis do que o normal. Isso inclui sair da cama, fazer o jantar e dar um passeio.

Outros sintomas incluem:

  • sentir-se mais cansado do que o habitual;
  • perder o interesse por coisas que costumavam lhe trazer alegria;
  • dificuldade para se concentrar
Continua após a publicidade

9 MANEIRAS DE LIDAR COM A DEPRESSÃO DE NATAL

1

Limite o consumo de álcool – Limite a ingestão de bebidas e tente não deixá-las facilmente disponível em sua casa. Se você estiver participando de uma festa e souber que o álcool estará acessível, limite-se a um ou dois drinques. Beber em excesso pode afetar seu humor e amplificar quaisquer sentimentos negativos que você possa ter.

2

Durma bastante – Tente ir para a cama em um horário específico todas as noites. Estar bem descansado pode melhorar seu humor e ajudá-lo a se sentir pronto para enfrentar o dia.

3
Continua após a publicidade

Aprenda a dizer “não” – agendar compromissos demais e não ter tempo para si mesmo pode levar a colapsos emocionais. Aprenda a dizer “não” e mantenha-se firme em sua decisão.

4

Esteja aberto a novas tradições – Você pode ter uma imagem do que acha que o feriado deveria consistir, e isso pode não ser o que realmente está acontecendo. Em vez de se apegar ao que o feriado deveria ter sido, permita que novas tradições se desenvolvam.

5
Continua após a publicidade

Obtenha apoio quando estiver de luto por um ente querido – Se você passou pela perda de um ente querido, as férias podem ser especialmente difíceis. Embora possa ser tentador se isolar e sofrer, pode ser benéfico passar um tempo com seus amigos e familiares. Eles podem apoiá-lo neste momento difícil.

6

Faça algo divertido para superar uma separação recente – Pode ser difícil ficar sozinho quando você está cuidando de um coração dolorido. Em vez de ficar em casa, preencha sua agenda com atividades. Sites como o meetup.com oferecem passeios em grupo, como jantares e bailes, quase todas as noites da semana.

7

Exercite-se regularmente – Conecte seus fones de ouvido e dê uma volta no quarteirão algumas vezes ao dia. Uma caminhada rápida de 10 minutos aumentará sua frequência cardíaca e liberará endorfinas que aumentam o humor.

8

Evite comer demais – Antes de sair para eventos sociais, encha-se de vegetais. Você pode até encher um pequeno saco de sanduíche e fazer um lanche no carro. As saídas de férias muitas vezes podem levar a comer demais, o que pode afetar seu humor e bem-estar geral.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.