Estamos chegando ao final do ano. Passou tão rápido que às vezes me pego pensando se um evento em particular aconteceu em 2020 ou 2021… está tudo meio junto e misturado. Mas o que eu gostaria de oferecer hoje a você leitor é uma sugestão para te ajudar a fechar o ano da melhor maneira possível.
A gente sabe que no final do ano nós acabamos passando mais tempo com os nossos familiares, o que para algumas pessoas pode ser maravilhoso, e, para outras, nem tanto. Dentro dos relacionamentos que cultivamos ao longo das nossas vidas, aqueles mais trabalhosos tem na verdade karmas a serem resolvidos. Para quem não sabe a definição de karma, é só lembrar da lei universal onde toda a ação tem uma reação com força igual mas oposta no universo: essa “reação” é o karma.
Do ponto de vista do Cosmos, 70/80 anos é apenas um piscar de olhos, e é por isso que os karmas não são necessariamente causados nessa vida. Pode ser algo do que chamamos de vidas passadas. Eu cresci católica, mas lembro muito bem de, aos 6 anos de idade, questionar minha avó sobre o fato de não acreditar que tínhamos somente uma vida. Isso nunca fez sentido para mim. Desde pequena o conceito de reencarnação sempre foi muito verdadeiro na minha cabeça. Me lembro de dizer a ela: “não é possível ser só uma vida, o céu vai estar lotado!”
E, considerando que muitos dos nossos relacionamentos trabalhosos, ou vamos dizer, kármicos, são com pessoas da nossa família, para muitas pessoas, as festas de final de ano podem ser uma época dolorosa ao invés de ser um momento feliz.
Acredito que muitas vezes precisamos evitar esses relacionamentos, mas é importante estar consciente do que exatamente você está evitando, trabalhar sozinho para superar este incômodo e entender a lição que o Universo quer que você aprenda. Afinal, evitar esses relacionamentos sem nunca entender a raiz do problema e compreender que você também é responsável pela situação, é simplesmente deixar rolar até que a bola de neve fique monstruosa e cause ainda mais danos.
Dado tudo que está acontecendo, principalmente causado pela pandemia, a grande maioria das pessoas está prestes a estourar. Basta uma palavra mal interpretada e o dano está feito. Então, eu sugiro que você comece a se preparar para esses possíveis encontros ainda hoje. Como eu falei, você pode olhar para esses relacionamentos mais trabalhosos de forma mais consciente e perguntar: “qual é a lição que esta situação está tentando me ensinar?”
Kundalini Yoga é também chamado yoga da consciência, e encontramos nessa prática diversos exercícios que são bem prescritivos que podem auxiliar você neste processo. Minha sugestão é que, nas próximas semanas, você dedique uma pequena parte do seu dia para assistir alguns vídeos específicos de Kundalini Yoga, como por exemplo:
1. Fortalecer o sistema nervoso para melhorar a tolerância: https://www.youtube.com/watch?v=o2vAwFhB3RM
2. Diminuir o medo e conectar-se com a sua essência: https://youtu.be/HfC2F0lwywA
3. Melhorar conflitos familiares: https://youtu.be/lKa6YENbHkY
4. Encontrar o perdão e assim encontrar a paz interior: https://www.youtube.com/watch?v=6NBdjy2wHwc
5. Expandir a consciência ajudando você entender qual é a lição desse relacionamento; https://youtu.be/9TuluzVMrJk
Quanto mais você praticar mais estará preparado para os encontros de final de ano.
Muita luz e Sat Nam!
*Daniela Mattos é escritora e instrutora de yoga e meditação em português e inglês para adultos e crianças. Especializada em Kundalini Yoga, possui certificação de yoga infantil pelo Radiant Child Yoga com a Shakti Khalsa, Reiki 1 e 2 com o Mestre Brian Brunius e Cursos de Astrologia com a Rebecca Gordon em NYC. Também possui Bachelor of Science em Biotecnologia pelo Rochester Institute of Technology.
@danielamattos_yoga