Pilhas de livros, montanhas de papéis, uma enorme quantidade de quinquilharias que não sei nem de onde vieram. “Para quê guardar tudo isso?” é o pensamento que todo começo de ano habita a minha mente, quando tiro alguns dias para arrumar o consultório.
Com o guarda-roupas, a mesma sensação. Aquela calça guardada há 20 anos, porque vai que volta a servir, não é mesmo? Esse ano tive uma luz: faço exatamente a mesma coisa com a agenda: vou acumulando uma quantidade sem fim de compromissos, tarefas, responsabilidades que nem sempre sei como surgiram e, muitas vezes, já não fazem sentido ou são desnecessários.
Quando percebo, estou exausta fisicamente e esgotada mentalmente, tentando dar conta da desorganização que vai virando minha vida enquanto os meses passam e os momentos de descanso desaparecem.
Tem muito estudo científico por aí mostrando que a desorganização do espaço é um tipo de estresse físico para nós. A sensação de bagunça e sobrecarga faz com que nosso cérebro perceba o ambiente como ameaçador, e lá vai adrenalina e cortisol correndo soltos pelo sangue. A desordem e a insatisfação no trabalho andam de mãos dadas.
Acumular objetos no espaço atrapalha demais o bem-estar. Mas me dei conta de que o que mais me incomoda ultimamente é o acúmulo de compromissos! Outro dia eu ouvi que agenda não é Tetris, aquele joguinho em que vamos empilhando blocos com o objetivo de não sobrar nenhum espaço vazio entre eles.
Nessa confusão, sorrateiramente, adoecemos. De cada dez doenças que nos acometem, sete a nove são causadas pelo estresse, então é urgente aprender a aliviar a tensão no dia a dia. Eu gosto de pensar em três pilares de alívio do estresse: reconhecê-lo, estimular o seu oposto e estar apto a se adaptar a ele quando não pudermos removê-lo.
Dar uma boa olhada em como está a organização da sua casa, da sua agenda, do seu mundo interno nos permite reconhecer fontes de estresse . Muitas vezes, só de refletir sobre isso já encontramos um tanto de soluções.
Pegar um calendário do ano e bloquear datas que são importantes evita estresse desnecessário de assumir compromissos de trabalho no dia em que você comemoraria o aniversário de 90 anos da sua avó querida.
Proteger espaços na semana, e também no dia, para descansar e fazer atividades prazerosas, ajuda não apenas a estimular o relaxamento, como também cultiva um estado basal mais resiliente de corpo e mente, nos tornando mais capazes de lidar com os desafios inesperados da vida.
Minha missão para cultivar saúde esse ano é não fazer da minha agenda um Tétris. Qual é a sua?
Referências:
Roster, C. A., & Ferrari, J. R. (2020). Does Work Stress Lead to Office Clutter, and How? Mediating Influences of Emotional Exhaustion and Indecision. Environment and Behavior, 52(9), 923-944. https://doi.org/10.1177/0013916518823041
Liu YZ, Wang YX, Jiang CL. Inflammation: The Common Pathway of Stress-Related Diseases. Front Hum Neurosci. 2017 Jun 20;11:316. doi: 10.3389/fnhum.2017.00316. PMID: 28676747; PMCID: PMC5476783.