Você escuta seus sinais?
Saber reconhecer os sinais que nosso corpo e mente nos enviam é uma jornada incrível de autoconhecimento. É como sintonizar-se com você mesmo, compreendendo quando o estresse começa a se acumular e como isso nos afeta. E o mais incrível é que isso nos dá a oportunidade de escolher como reagir aos problemas da melhor maneira possível.
Esses últimos dias foram repletos de pequenos desafios por aqui, situações que mexeram com meus sentimentos. Mas como eu já sabia me reconhecer, como já sabia a forma como eu reagia ao estresse e, principalmente, eu sabia como eu queria reagir melhor a ele, eu consegui lidar com a situação! E isso serve para você, caso esteja passando por dias difíceis e se você já está em sintonia consigo mesmo, conhece suas formas de enfrentar esses momentos e tem em mente como gostaria de reagir de maneira mais suave, isso faz toda a diferença.
Lidar bem com estresse não é sobre evitar problemas, mas sim sobre como enfrentá-los de um jeito mais saudável. É normal passar por momentos difíceis, assim como é normal cair de vez em quando, no entanto, assim como aprendemos a nos levantar após uma queda, também podemos aprender a lidar com as situações desafiadoras sem nos machucarmos tanto emocionalmente. Não é sobre não cair, mas sobre não ir tão fundo e conseguir se levantar novamente!
Cada vez que reconhecemos um sinal de estresse, cada vez que escolhemos responder de forma mais positiva, estamos nos cuidando. É um processo de amor-próprio, consciência e aceitação. E, assim como você aprendeu a andar de bicicleta, com a prática você vai se tornando mais hábil em enfrentar as quedas da vida, levantando-se com mais força e sabedoria a cada vez.
Aqui vão 5 dicas para você entender melhor os seus sinais:
Desacelere e esteja presente
Reserve momentos ao longo do dia para se desconectar das distrações e realmente se sintonizar com seu corpo. Isso pode ser ao acordar, durante as refeições ou antes de dormir. Desacelere, respire profundamente e concentre-se nas sensações físicas que está experimentando.
Escaneamento corporal
Tire alguns minutos para fazer um escaneamento mental do seu corpo. Comece dos pés e vá subindo, prestando atenção a qualquer tensão, desconforto ou relaxamento que você esteja sentindo em diferentes partes do corpo. Isso ajuda a identificar áreas de estresse ou desconforto.
3Observe suas mudanças emocionais
Esteja atento às emoções que surgem ao longo do dia. Às vezes, nossos sentimentos estão intimamente ligados às sensações físicas. Por exemplo, tensão nas costas pode indicar estresse ou ansiedade, então, tente perceber as conexões entre suas emoções e as sensações no corpo.
4Mantenha um diário corporal
Reserve alguns minutos diariamente para registrar como você se sente fisicamente. Anote qualquer tensão, dor, relaxamento ou sensações incomuns que perceba. Ao longo do tempo, você pode identificar padrões e entender melhor como seu corpo reage a diferentes situações.
5Crie lembretes visuais
Coloque lembretes visuais em locais estratégicos, como na tela do computador, na geladeira ou na porta do quarto. Esses lembretes podem ser palavras-chave simples, como “respire” ou “verifique sua postura”. Sempre que você se deparar com esses lembretes, faça uma pausa por um momento, respire profundamente e sintonize-se com as sensações do seu corpo. Isso pode ajudar a criar intervalos regulares de consciência durante o dia.
Então, lembre-se: é uma jornada, e está tudo bem sentir o que você está sentindo. A beleza está em se conhecer profundamente, em abraçar suas reações e, ao mesmo tempo, trabalhar para responder da maneira que o faz se sentir mais tranquilo e confiante. Você está construindo uma relação consigo mesmo baseada na empatia e no autocuidado, e isso é algo realmente maravilhoso!
________________________________________________________________________
Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)
Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3