Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Ser mulher

.

Por Priscila Conte Vieira
Atualizado em 21 out 2024, 22h29 - Publicado em 11 mar 2023, 19h52

Essa semana, celebramos o Dia das Mulheres, e por isso, gostaria de falar sobre um tema muito importante: os papéis das mulheres e o aumento das cobranças ao longo das últimas gerações.

No passado, as mulheres eram vistas apenas como donas de casa e mães, sem muitas oportunidades de trabalho ou realização pessoal. Mas felizmente, hoje em dia, as coisas mudaram bastante! As mulheres são mães, esposas, profissionais, empreendedoras, líderes e muito mais. Nós somos multitarefas e desempenhamos uma diversidade de papéis em nossa vida.

Essa mudança de expectativas sobre o papel das mulheres na sociedade pode trazer muitos desafios, mas também muitas recompensas. Afinal, estamos conquistando cada vez mais espaço em todos os âmbitos da vida. Porém, ainda há muito a ser feito para garantir que as mulheres sejam valorizadas e respeitadas em todos os papéis que desempenham.

O impacto dessas mudanças pode ser sentido em nosso dia a dia. Se refletirmos um pouco podemos perceber que antigamente as cobranças relacionadas ao êxito da mulher era unicamente em casa com maridos e filhos e hoje, essas cobranças ocorrem em absolutamente todos os papéis, tornando a vida mais desafiadora.

As mulheres atualmente enfrentam desafios diferentes dos enfrentados por nossas mães e avós. É preciso conciliar a vida pessoal e profissional, ter uma casa em perfeito estado, lidar com a pressão por um corpo perfeito, se manter saudável em meio a uma rotina cada vez mais agitada e muito mais.

Continua após a publicidade

E é claro que todas essas exigências sociais e até mesmo pessoais (já que crescemos ouvindo o que deveríamos ou não ser e fazer) levam a uma exaustão mental, que é uma sobrecarga emocional causada pelo excesso de responsabilidades e estresse. Isso pode levar a problemas de saúde psíquicos, como ansiedade e depressão, que podem afetar negativamente a qualidade de vida.

A psicologia positiva pode nos ajudar exatamente nesse processo para que possamos ser as nossas melhores versões e viver bem. Ela nos ensina a desenvolver a resiliência, a autoconfiança e a gratidão, habilidades fundamentais para lidar com os desafios da vida moderna. Se tornando fundamental que todos nós, como sociedade, trabalhemos juntos para criar uma cultura mais inclusiva e igualitária e menos cruel para as mulheres.

Afinal, a igualdade de gênero é fundamental para garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e possam alcançar seus sonhos e objetivos, sem serem limitadas pelas expectativas sociais ou preconceitos.
Então, vamos todos juntos lutar por uma sociedade mais justa e igualitária para as mulheres!

Continua após a publicidade

_______________________________________________________________________
Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva e Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL, também criadora do Podcast Respira, não pira e professora do curso Reset Stress.

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte
Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.