Você com certeza está inserido na cultura do imediatismo. Todos nós estamos. A facilidade em ter a resposta para nossos problemas à palma da mão, quando em apenas poucos cliques e troca de mensagens tentamos (ou conseguimos) soluções práticas e imediatas para nossos problemas.
Mas isso é apenas uma fatia do bolo. Fato é que a cultura do imediatismo abrange todas as facetas da nossa vida, por isso, hoje resolvi abordar sobre como isso está afetando diretamente seus colaboradores.
A cultura do imediatismo, popularizada pelo livro “Choque do Presente: Quando Tudo Acontece Agora”, de Douglas Rushkoff, reflete uma sociedade ansiosa, focada no presente e na gratificação instantânea. Essa cultura, impulsionada pelo avanço da tecnologia, se manifesta no apego às redes sociais e na dificuldade de esperar.
Nas empresas, isso se reflete em comportamentos como o uso excessivo de tecnologia durante o trabalho e a ansiedade dos funcionários. Os impactos desse comportamento incluem ansiedade, depressão, frustração e dificuldade de concentração.
Essa cultura acaba influenciando diretamente a forma como as empresas operam e se relacionam com seus colaboradores e clientes.
Uma das principais manifestações dessa cultura é a pressão por resultados instantâneos, levando as empresas a priorizarem ações de curto prazo em detrimento de estratégias mais sustentáveis e de longo prazo. Isso pode resultar em decisões precipitadas e falta de planejamento, prejudicando a eficiência e a qualidade do trabalho.
Podemos observar também o quão isso está moldando as expectativas dos consumidores, que esperam respostas imediatas e soluções instantâneas para seus problemas. Isso coloca uma pressão adicional sobre as empresas para serem ágeis e responsivas, muitas vezes sacrificando a qualidade do serviço ou do produto em favor da rapidez.
Outro aspecto é a dificuldade de reter talentos e promover o desenvolvimento profissional dentro das empresas. Com a cultura do imediatismo, os colaboradores podem ficar frustrados com a falta de reconhecimento rápido e oportunidades de crescimento imediato, levando a uma alta rotatividade e perda de expertise.
Além disso, o ambiente de trabalho acaba se tornando mais estressante e pouco saudável, onde os funcionários se sentem constantemente sob pressão para entregar resultados rapidamente, sem tempo para pausas ou reflexão. Isso pode levar a problemas de saúde mental e redução da produtividade a longo prazo.
E claro, tudo isso pode impedir as empresas de investirem em inovação e pesquisa, pois tendem a privilegiar soluções rápidas e já conhecidas em vez de explorar novas ideias e abordagens. Isso pode limitar o crescimento e a adaptabilidade das empresas em um ambiente de negócios em constante mudança.
Mas existe solução?
Para lidar com isso, é essencial promover mudanças de hábitos, como celebrar conquistas, praticar a paciência e estabelecer limites para o uso da tecnologia. Além disso, cuidar da saúde mental é fundamental, utilizando a tecnologia de maneira positiva e mantendo uma rotina saudável.
Capacitar a equipe é essencial para enfrentar os desafios futuros, aproveitando recursos gratuitos disponíveis online. Superar a cultura do imediatismo requer esforço e estratégia, mas pode levar a uma maior realização pessoal e profissional.
Programas de saúde in company desempenham um papel crucial em ajudar a equipe a lidar com essa nova realidade, oferecendo recursos e suporte para promover o bem-estar físico e mental dos colaboradores.
Ao implementar iniciativas como sessões de meditação, programas de exercícios físicos, workshops de gestão do estresse e palestras sobre saúde mental, as empresas podem capacitar seus funcionários a gerenciar melhor as demandas do ambiente de trabalho acelerado e pressões associadas à cultura do imediatismo.
Os benefícios são amplos, pois uma equipe multidisciplinar (com psicólogos, fisiologistas e nutricionistas, por exemplo), permite que os colaboradores recebam apoio personalizado para lidar com os desafios emocionais e físicos, promovendo assim um ambiente mais saudável e equilibrado.
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BIANCA VILELA é autora do livro Respire, palestrante, mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde em grandes empresas por todo o país há quase 20 anos. Na Boa Forma fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Não deixe de visitar o Instagram: @biancavilelaoficial.