A vitamina C é conhecida por melhorar a proteção da pele contra a ação da oxidação e dos radicais livres, além de ainda ser capaz de combater os danos causados na pele por agressores ambientais como a radiação solar.
Começando por sua principal ação, a vitamina C pode ajudar a proteger a pele dos raios ultravioleta prejudiciais quando usada em combinação com um filtro solar de amplo espectro. Ou seja, ela potencializa a ação de proteção.
Estudos clínicos publicados no JAAD, um periódico da Academia Americana de Dermatologia, demonstraram que combinar vitamina C com outro antioxidante, como ácido ferúlico e vitamina E, pode diminuir a vermelhidão e ajudar a proteger a pele dos danos a longo prazo causados pelos nocivos raios solares.
Como um antioxidante poderoso, a Vitamina C oferece uma proteção extra, ajudando a reparar a pele depois de sofrida uma agressão solar. Com isso, ela consegue diminuir o número de radicais livres, reduzindo os danos.
Mas atenção: a Vitamina C oxida muito facilmente. Por isso, com o avanço das pesquisas, novas formas desse ingrediente poderoso surgiram para aumentar sua eficácia e até mesmo agregar benefícios adicionais.
Uma das melhores formas é a Vitamina C encapsulada em permeadores biocompatíveis de Silício Orgânico, encontrada em cosméticos como Derm Deep C.
Por ser produzido naturalmente pelo organismo, o silício orgânico, no qual a Vitamina C é encapsulada, é reconhecido pela pele como parte de si, o que chamamos de biomimetismo, garantindo assim que o ativo alcance camadas mais profundas da pele e atue de maneira muito mais rápida e eficaz.
Além disso, essa tecnologia de encapsulamento garante a eficácia do tratamento por muito mais tempo, pois impede a oxidação dos ativos encapsulados. Derm Deep C ainda com Niacinamida para garantir tratamentos das manchas perfeito para o verão.
Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. Instagram: @ludmilabonelli