A umectação é a aplicação de óleo para devolver nutrientes e fortalecer, deixando assim os fios muito mais saudáveis. Ela é chamada de “noturna” quando esses produtos são passados antes de dormir e ficam agindo durante a noite, ajudando quem não quer ficar com a sensação de cabelos oleosos ao longo do dia.
Além dos óleos, também já existem produtos específicos para o tratamento capilar noturno. Eles agem no momento de descanso e trazem resultados potencializados.
Esses cosméticos, geralmente, são ricos em nutrientes e ácidos graxos, nutrindo e fortalecendo a estrutura interna e externa.
Uma grande vantagem dos óleos é que eles costumam ter uma formulação mais pura, com menos derivados de silicones, apresentando uma maior permeabilidade nos fios.
Quais os benefícios da umectação noturna?
O resultado é um cabelo muito mais macio, hidratado, fortalecido e disciplinado. Além disso, os fios também ficam com menos frizz, mais brilhosos e densos.
Como fazer a umectação noturna?
O primeiro passo para fazer a umectação noturna é estar com os cabelos secos. Afinal, não podemos dormir com os fios úmidos.
Com os fios sujos e secos, separe em mechas e aplique diretamente uma boa quantidade do produto, de preferência, somente no comprimento e pontas, evitando a raiz. No dia seguinte, lave normalmente.
Todo mundo pode fazer umectação noturna?
A umectação noturna é indicada especialmente para cabelos secos, ressecados, fracos e com frizz. No entanto, madeixas com a raiz oleosa também podem se beneficiar desse tipo de tratamento, prestando uma atenção redobrada para não piorar ainda mais o sebo no couro cabeludo.
Com qual frequência fazer a umectação noturna?
Não existe uma regra ou resposta padrão, já que cada cabelo tem uma necessidade diferente. Ela pode ser feita a cada 15 dias ou, no caso de cabelos severamente ressecados, uma vez por semana. Se sentir que começou a pesar, é melhor diminuir a frequência.
Bruno Galhardo, Care Coach plus de Kérastase e integrante do Beauty Squad PRO, de L’Oréal Produtos Profissionais.