Na verdade, não existem malefícios propriamente ditos de treinar usando maquiagem, à menos que você utilize uma quantidade de produtos muito pesada, fórmulas muito gordurosas, ou cosméticos em pó que podem causar obstrução de poros, que, junto com a sudorese aumentada, pode levar à acne cosmética. O ideal é ser econômico com os produtos na hora de se exercitar.
Então, por exemplo, se você não abrir mão de um rímel, de um lápis de olho, sempre priorize as opções que são à prova d’água para fazer atividades físicas. Além disso, se você vai se movimentar no fim do dia e está com aquela maquiagem que ficou o dia todo, certifique-se de remover corretamente essa make antes de tudo, porque ali na sua pele já tem não só os produtos, mas também resíduos de fuligem, poeira, poluição e outras impurezas.
Para malhar, faça uma limpeza da pele com um sabonete adequado. Se você quiser, pode até usar um visual bem leve, um blush, um rímel. Também evite produtos que tenham ácidos, pois eles, em contato com o suor, podem escorrer e provocar sensibilidade tanto na pele quanto nos olhos.
Importantíssimo é sempre passar protetor solar, esse item sim é essencial, e aí você pode escolher um com cor, que ajuda até a dar uma uniformizada no tom da pele. Logo que você chegar da sua atividade física, mesma coisa: lave o rosto, retire o excesso de suor, de impurezas e, eventualmente, a maquiagem também. Você não precisa acrescentar nada a mais no seu skincare e nem tirar nada por conta da atividade física.
Dra. Natália Paiva, dermatologista.