Tem como engravidar após a menopausa?
Resumidamente, a menopausa é definida como o momento em que os óvulos acabam nos ovários. Dessa forma, quando ela está instalada definitivamente em uma mulher não seria mais possível engravidar naturalmente.
Importante ressaltar que, quando os ciclos menstruais das mulheres começam a ficar irregulares e ela está passando pelo período de transição menopausal, a gravidez natural é mais difícil de ocorrer, mas não é impossível. Contudo, é possível a gravidez após a menopausa em situações onde se utilize óvulos próprios que foram previamente congelados, embriões próprios congelados, ou embriões/óvulos doados.
Toda gestação após a menopausa apresenta riscos aumentados para mãe e bebê, devendo ser acompanhada de perto por uma equipe médica multidisciplinar. Usualmente, mulheres na menopausa apresentam idades superiores a 40 anos, o que, por si só é um fator de risco para a gestação e para a presença de doenças pré-existentes como diabetes e hipertensão arterial, que seriam complicadores adicionais.
Além disso, essas pacientes apresentam maiores riscos de desenvolver processos de placentação anômala, desenvolvimento de quadros hipertensivos durante a gravidez, ou mesmo de prematuridade ligados ao fato de terem que realizar um preparo endometrial artificial para viabilizar a gestação.
Aqui no Brasil, o Conselho Federal de Medicina recomenda que pacientes acima de 50 anos e que desejam gestar sejam avaliadas clinicamente por um médico para serem liberadas e antes de fazer um preparo uterino e uma posterior transferência embrionária.
Dr. Roberto de Azevedo Antunes, diretor médico da FERTIPRAXIS Centro de Reprodução Humana.