Não é recomendado utilizar o creme dental para secar as espinhas. Apesar de alguns produtos possuírem componentes bactericidas como o triclosan e agentes secantes como o bicarbonato de sódio e álcool, fazendo com que muitas pessoas associem que será eficiente para acabar com a inflamação e proporcionar um efeito secativo, a pasta para os dentes possuem concentrações desses ativos maiores do que para produtos destinados para o rosto e podem causar grandes malefícios para a pele.
A utilização da pasta de dente para secar espinhas pode criar uma reação em cadeia, como deixar a pele mais propensa à irritação, secura, ressecamento, desencadear uma dermatite de contato e até proporcionar um efeito rebote, entupindo os poros e aumentando a inflamação na pele. Além disso, segundo estudos, o componente triclosan presente no produto se aplicado diretamente na pele e em uma formulação errada pode causar queimaduras.
Alguns produtos em formato de géis, cremes ou loções e à base de ácido salicílico, clindamicina e melaleuca podem ser algumas opções. No entanto, o recomendado é sempre consultar um especialista que irá indicar o melhor tratamento para cada caso, através de produtos desenvolvidos exclusivamente para os cuidados com o quadro de acnes.
Dra. Mariana Veloso, médica que atua na área de dermatologia e medicina estética.