
A tretinoína é um derivado da vitamina A, pertencente à classe dos retinoides. Na pele, ela favorece a renovação celular e o controle da produção de sebo.
Para que serve tretinoína?
A tretinoína serve principalmente para o tratamento da acne, promovendo a desobstrução dos poros e a redução da formação de cravos. No entanto, ela também pode ser indicada para o tratamento do fotoenvelhecimento, uma vez que melhora a textura da pele e contribui para a produção de colágeno.
Além disso, pode ser uma grande aliada para quem sofre com melasma, especialmente quando utilizada em associação a outros ativos despigmentantes.
Quais são os efeitos da tretinoína na pele?
Quem usa tretinoína na pele pode observar descamação, vermelhidão, ressecamento e sensibilidade aumentada, mas isso costuma melhorar após as primeiras semanas de uso.
A longo prazo, o ativo oferece diminuição da acne, uniformização do tom da pele, melhora de rugas finas e aumento da firmeza.
Quais cuidados ter ao usar tretinoína na pele?
Aqui vão os principais cuidados que você deve ter ao usar tretinoína na pele:
- Sempre aplicar protetor solar;
- Utilizar tretinoína à noite;
- Não passar o ativo em áreas sensíveis, como canto dos olhos e mucosas;
- Reforçar a hidratação;
- Não misturar outros ativos com a tretinoína sem orientação médica.
Quem não pode usar tretinoína?
A tretinoína é contraindicada para gestantes, lactantes e pacientes com hipersensibilidade ou ativo ou com doenças cutâneas inflamatórias ativas. Durante o uso, o acompanhamento dermatológico é essencial para garantir a segurança e bons resultados com o tratamento.
Dr. Lucas Miranda, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e fundador da Clínica Lucas Miranda, em Belo Horizonte. Instagram: @drlucasmiranda.dermato