Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Como a nutrição pode ajudar uma pele acneica?

Por Débora Palos
Atualizado em 21 out 2024, 22h27 - Publicado em 21 dez 2022, 10h25
Mulher sorrindo
 (Anna Nekrashevich/Pexels)
Continua após publicidade

A acne é causada por infecção ou inflamação das glândulas sebáceas na base do pelo.

Essa alteração pode ocorrer devido a diversas causas, como: flutuações hormonais e imunológicas, estresse, formação de radicais livres, fatores nutricionais, alteração intestinal, entre outros.

O tratamento da acne enfatiza mudanças alimentares, desintoxicação, redução do estresse, identificação de alergias alimentar e equilíbrio hormonal.

A nutrição pode exercer uma forte influência sobre a saúde da pele, assim como a saúde do organismo em geral, e a mudança do estilo da alimentação é essencial para a redução da acne.

De forma geral, a alimentação deve ser anti-inflamatória, reduzindo o consumo de alimentos inflamatórios e aumentando o consumo dos anti-inflamatórios.

Continua após a publicidade

Além disso, existem alimentos que podem piorar o distúrbio, e alimentos que podem ajudar na melhora do processo.

Veja abaixo algumas orientações em relação a alimentação:

– Carboidratos com grande carga glicêmica e alto índice glicêmico são capazes de aumentar os níveis de açúcar no sangue, e dão início a uma série de alterações hormonais associadas ao desenvolvimento da acne. Com isso, evitar pães brancos, tortas, doces em geral, bolos, bolachas, salgados, entre outros.

– Alguns alimentos ajudam a modular o índice glicêmico dos alimentos, com a atividade hipoglicemiante, sendo alguns exemplos: o cacau, canela, cardamomo, farelo de aveia, espinafre, tomate, guaco, agrião, morango, cereja, pimenta vermelha, biomassa de banana verde, chá verde, oleaginosas (ricas em vitamina E e ácidos graxos essenciais – anti-inflamatórios), batata yacon, e componentes como ômega 3 (sardinha, salmão selvagem, linhaça, chia ou suplementação), ácido fólico, ácido alfa-lipóico, vitamina D (suplementação ou contato com o sol) e cromo.

Continua após a publicidade

– Incluir cúrcuma na alimentação – a curcumina ajuda no controle da inflamação.

– Aumentar o consumo de alimentos fonte de nutrientes relacionados com a saúde da pele como o zinco (antioxidante, modulador inflamatório), vitamina C (caju, acerola, kiwi, laranja, limão, morango, entre outros), ácido pantotênico (sementes de girassol, cogumelos, salmão, fígado de galinha e soja orgânica), selênio (antioxidante – castanhas, aveia, camarão), betacaroteno (vegetais verdes escuros ou alaranjados – cenoura, abóbora, couve, espinafre).

– Aumentar o consumo de alimentos ricos em zinco, pois ele inibe a ação da bactéria (Propionibacterium acnes) que pode aumentar a inflamação dos folículos pilosos e levar o aparecimento da acne. A suplementação de zinco em alguns casos pode ser interessante. Exemplos de alimentos com zinco: carnes, ovos, nozes.

Continua após a publicidade

– Importante aumentar o consumo de fibras prebióticas, diminuir o consumo de carboidratos refinados e alimentos alergênicos, e incluir probióticos na alimentação para melhora na integridade da microbiota intestinal.

– Hidratação adequada com água: a boa hidratação ajuda a eliminar as toxinas e impurezas do organismo, além de ajudar no funcionamento intestinal e absorção de vitaminas e minerais. Além disso deixa a pele mais viçosa e rejuvenescida, contribuindo para a renovação do colágeno.

– Evitar/eliminar alimentos como salgadinhos, refrigerante, chocolate, açúcar, balas, alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, enlatados, frituras, vinho, carboidratos de alto índice glicêmico (doces, farinha branca, açúcar refinado), alimentos causadores de alergias alimentares como por exemplo leite, trigo, frutos do mar.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Débora Palos, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca. @dra.mariafernandabarca

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.