Não existe uma melhor época para fazer cirurgia plástica, pois uma série de fatores influenciam nessa decisão, incluindo trabalho, programação e disponibilidade para internação e repouso pós-operatório. Apesar disso, se você pode escolher livremente um período do ano para realizar esse tipo de procedimento, o inverno é uma das melhores opções.
No inverno, a exposição solar é menos frequente e os índices de radiação UV são menores. Dessa forma, a recuperação tende a ser um pouco mais rápida e o risco de manchas pós-procedimento diminui, pois essas complicações surgem devido à falta de cuidados do paciente com relação ao sol no período pós-cirúrgico.
O clima ameno da estação é outra grande vantagem para a realização de cirurgias plásticas no inverno. As altas temperaturas favorecem o surgimento de inchaço, principalmente em pacientes que já possuem predisposição à retenção de líquidos. Em contrapartida, o clima frio reduz a resposta inflamatória do organismo, o que, além de diminuir o edema, reduz o desconforto pós-operatório na região da cirurgia.
E praticamente todas as cirurgias plásticas se beneficiam dessas características do inverno. Mas alguns procedimentos são especialmente interessantes para serem realizados nessa estação, como o FaceLift ou lifting facial, visto que, devido a sua posição aparente, o rosto tende a ficar mais exposto ao sol.
Dr. Denis Bürguer, cirurgião plástico, membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons). Instagram: @baps.aesthetic