A resposta para a pergunta “Lipoaspiração emagrece?” é não. A técnica não é capaz de promover a perda de peso, mas sim a remodelação corporal. Isso porque ela visa remover o excesso de gordura localizada em áreas específicas, por exemplo, abdômen, coxas, braços e costas, sendo que é mais indicada para pacientes próximos ao peso ideal e com um estilo de vida saudável.
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico projetado para melhorar a forma e contorno do corpo, removendo depósitos de gordura teimosos que são resistentes a dietas e exercícios. Portanto, NÃO é uma solução para emagrecer significativamente ou para tratar a obesidade.
É importante que os pacientes tenham expectativas realistas e compreendam que a lipoaspiração não é uma alternativa à perda de peso por meio de uma alimentação saudável e exercícios regulares.
Vale ressaltar que, antes de se submeter a qualquer cirurgia plástica, o ideal é passar por uma avaliação médica completa e individualizada. Um cirurgião plástico qualificado analisará o estado de saúde geral do paciente, suas metas e expectativas, oferecendo orientações e informações adequadas sobre o procedimento.
Além disso, é fundamental que os pacientes tenha um estilo de vida saudável após a lipoaspiração, não apenas para fazer a manutenção dos resultados alcançados, mas também para manter o bom funcionamento do organismo.
Dr. Ricardo Cavalcanti, chefe da divisão de cirurgia plástica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)