Descubra como o estresse afeta a saúde da coluna
O estresse pode afetar a saúde da coluna de várias maneiras. Quando crônico, ele leva à tensão muscular, especialmente nos músculos do pescoço, ombros e região lombar. Essa tensão constante pode causar rigidez muscular e espasmos, resultando em dor.
Ele pode também alterar a postura, desencadeando hábitos posturais inadequados, que aumentam a pressão sobre a coluna vertebral. Também pode afetar a percepção da dor, tornando as pessoas mais sensíveis e menos tolerantes a desconfortos menores.
Estresse pode causar dor nas costas?
Portanto, sim, o estresse pode causar dor nas costas. Essa relação é complexa e multifatorial. O estresse leva à liberação de hormônios, como o cortisol, que pode aumentar a inflamação no corpo. A tensão muscular resultante do estresse pode causar espasmos e dor.
Além disso, pessoas sob estresse tendem a adotar posturas inadequadas, como inclinar-se para frente ou contrair os ombros, o que pode aumentar a pressão sobre a coluna vertebral e provocar dor.
Ele ainda pode favorecer comportamentos como sedentarismo, má alimentação e falta de sono, que pioram a saúde da coluna.
Quais as dicas para aliviar dor nas costas?
Para aliviar as dores nas costas no dia a dia, várias estratégias podem ser adotadas, entre elas, a realização regular de atividades como caminhadas, alongamentos, yoga e exercícios de fortalecimento do core, que ajudam a manter a flexibilidade e a força muscular, reduzindo a pressão sobre a coluna.
É fundamental adotar uma postura correta ao sentar, em pé e ao levantar objetos pesados. Vale usar cadeiras ergonômicas e evitar ficar sentado por longos períodos sem se mover.
Fazer alongamentos, especialmente após longos períodos sentado ou em pé, também ajudam a aliviar a tensão muscular, assim como a meditação, a respiração profunda e o mindfulness, que reduzem o estresse e a tensão muscular.
É muito importante ter uma boa noite de sono em um colchão adequado e em uma posição confortável, manter um peso saudável, investir na hidratação do organismo e ter uma dieta rica em nutrientes, especialmente cálcio e vitamina D, que contribuem para a manutenção da saúde óssea e muscular.
Dr. Daniel Oliveira, médico ortopedista de coluna e diretor do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte. Instagram: @danieloliveiracoluna