Quais hábitos ajudam a aumentar as chances de engravidar?
Para aumentar as chances de engravidar, é essencial praticar atividades físicas de forma regular e ter uma alimentação saudável, de preferência com ajuda de nutrólogo ou nutricionista. A perda de peso em mulheres com sobrepeso ou obesidade ajuda muito a melhorar a ação dos hormônios naturais e na ovulação espontânea.
Hábitos ruins como fumar ou consumir bebidas alcoólicas e o uso de drogas estão proibidos. Esses hábitos prejudicam muito as chances de engravidar e também trazem grandes riscos para a gestação, como parto prematuro, descolamento de placenta, mal-formações, atraso de desenvolvimento e até mesmo óbito fetal.
Atividades que reduzam o estresse, como meditação, exercícios físicos, práticas religiosas, yoga, entre outras, além de serem interessantes para a saúde mental, contribuem para a fertilidade.
Uma boa noite de sono é outro fator que melhora as chances de engravidar, já que ajuda muito na regulação hormonal e na qualidade de vida.
Dr. Fernando Prado, médico ginecologista, obstetra e especialista em Reprodução Humana. É diretor clínico da Neo Vita e coordenador médico da Embriológica. Instagram: @neovita.br